Flores tropicais, frutas típicas da região, palhas de coqueiro e outros produtos que firmam a cultura e a tradição de um dos destinos mais cobiçados da Costa do Dendê. Tudo isso fez parte da decoração do Centro de Cultura Olívia Barradas, no município de Valença, onde ocorreu a solenidade de abertura da sétima Caravana da Educação, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).

Planejamento das ações educacionais voltadas para a rede pública de ensino do município, respostas aos projetos em desenvolvimento e explanação do cronograma das atividades trazidas pela Caravana foram os assuntos que nortearam o evento, na noite de quinta-feira (30).

Os membros da Caravana, tendo à frente o secretário Adeum Sauer, foram recepcionados com uma apresentação do grupo de dança da comunidade Quilombola de Laranjeiras, no município de Igrapiúna.

“Assistir a uma apresentação dessas, culturalmente rica, é a resposta de que estamos no caminho certo, pois um povo culto potencializa a qualidade da educação”, disse Sauer. O coordenador do grupo, Martinho Conceição, ressaltou que era a oportunidade não somente de mostrar o trabalho do grupo, mas também de divulgar, de forma mais abrangente, os valores culturais da comunidade.

“Somos uma maioria negra e, mesmo depois de tanto tempo após a abolição, ainda existe muita falta respeito com esse povo. A história do negro é cultura, é educação e essa parceria com a SEC tende a firmar a importância de uma sociedade igualitária”, enfatizou Conceição que, na ocasião, interpretou as coreografias Zabelinha e Enrolador.

A Cultura Escolar também foi um dos temas discutidos por Adeum Sauer, que no decorrer de sua explanação falou sobre o projeto Topa – Todos pela Alfabetização, da aplicação da Avaliação Externa do Ensino Médio (Avalie), em 2009, além de instruir a platéia sobre a importância de a Diretoria Regional (Direc) desenvolver, junto aos dirigentes da unidade escolar, estratégias para potencializar a qualidade do ensino.

“Queremos ser cooperadores no processo de mudança da cultura escolar. A cultura de uma escola deve ter planejamento científico e pedagógico para que o resultado seja ainda mais satisfatório e todos esses projetos da SEC visam o melhoramento de tudo isso”, acrescentou Adeum.

Avanços

Com um discurso emocionado, a diretora da Direc – 5, da região de Valença, Flordolina Angélica de Andrade, identificou os avanços que a comunidade está tendo no âmbito educacional. Ela disse que “o governo está trazendo muitas coisas positivas para a população baiana, mas para a Direc – 5, a Caravana, entre outros aspectos, vai permitir a realização de um trabalho em cima de uma política de educação participativa”.

A mesma expectativa tem o presidente da Central Única de Trabalhadores – CUT, Martiniano Costa. De acordo com ele, a Caravana vai deixar marcas inesquecíveis em Valença e uma das principais conquistas refere-se ao melhoramento da qualidade do transporte escolar dos alunos da região de Serra Grande.

Mito do guaiamum

Receptividade, carinho e muita atenção evidenciaram a alegria da comunidade de Valença em receber a Caravana de Educação. Uma apresentação cultural de Rap, com rimas que falam sobre a importância da iniciativa da Caravana, revelou o talento dos moradores da região e mostrou que os jovens dominam a história local.

O secretário também recebeu dos alunos do Colégio Estadual de Valença (Coesva), uma cesta com produtos da região e uma camisa personalizada e uma escultura de guaiamum, crustáceo típico da região de Valença, entregue pela representante da Direc – 5, Rosângela Góes.

“Nós temos a fama de andar para trás e muita gente não sabe quase nada das tradições do município. Isso faz com que a cultura não se sobressaia. Escolhemos o guaiamum para mostrar que essa idéia não passa de um mito e que essa nova proposta de gestão, bem representada com a Caravana, vem reafirmar isso”, explicou.

Promovida pela SEC, a Caravana da Educação foca seus objetivos na descentralização das informações no âmbito educacional e o estabelecimento de uma política mais participativa com as Diretorias Regionais do Estado (Direc); ampliando o acesso do cidadão às informações e verificando in loco os problemas e dificuldades de cada município.