Adeus à cartolina, ao papel metro e ao hidrocor. Agora os trabalhos produzidos por estudantes da rede pública estadual serão apresentados em uma versão mais ousada. A nova ferramenta de tecnologia – o Monitor Educacional TV Pen Drive – que chegou às escolas no início deste ano tem revolucionado a maneira de ensinar e de aprender.

O responsável pela formação dessa ferramenta, o Instituto Anísio Teixeira (IAT), da Secretaria Estadual da Educação (SEC), tem aproveitado a Caravana da Educação e decidiu ampliar o atendimento para professores de todos os cantos do estado com o curso Formação para o Uso do Monitor Educacional. Dessa vez, a capacitação abriu vagas também para estudantes, que aproveitaram a oportunidade e marcaram presença expressiva.

Fabrícia Dias, aluna da 8ª série da Escola Estadual Santa Bernadete, em Amargosa, saiu do curso com várias ideias na cabeça. “Para o próximo trabalho de Inglês já vou usar o monitor. Irei trazer um vídeo em Inglês e mostrar como se traduz para o Português”, declarou.

Aline Souza, estudante da mesma escola que Fabrícia, afirmou que a TV traz mais dinamismo e interação para a aula. “Fica mais divertido de aprender”, disse.
Para a monitora do curso e multiplicadora do NTE de Santo Antônio de Jesus, Rita Matos, a iniciativa de oferecer o curso para estudantes cria uma oportunidade de aproximar aluno e professor, tornando o ensino-aprendizagem mais agradável. “Eles nasceram na época das novas tecnologias e nós somos os imigrantes. Por isso precisamos trocar informações com eles”, destacou.

O professor de Biologia, Renivaldo Rodrigues, do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, de Nova Itarana, que estava participando do curso, acredita que com os alunos agora sabendo utilizar o monitor poderão utilizá-lo para apresentar trabalhos e seminários.

O NTE de Santo Antônio de Jesus abrange também os municípios das Direcs de Valença e de Amargosa e já capacitou 240 pessoas.

Para Osny Telles, da Coordenação de Formação Inicial do IAT, a necessidade de inserir a capacitação na Caravana da Educação surgiu diante da grande procura de professores de municípios distantes em querer aprender a utilizar a ferramenta.

Telles ressaltou que apesar de o IAT realizar periodicamente videoconferência como forma de orientação, os professores interessados podem procurar o NTE mais próximo e participar do curso on-line.

Reunião com dirigentes escolares

Além dos cursos e oficinas oferecidos durante a Caravana da Educação, foi realizada ontem à tarde uma reunião com dirigentes escolares, com a participação do chefe-de-gabinete Aderbal de Castro.

Ele fez uma explanação sobre a importância do planejamento na gestão pública “e da participação de todos na construção do Compromisso de Gestão”.