LOCAL: Município de São Domingos, no território de identidade do Sisal, a 228 quilômetros de Salvador.
DATA: 24.07.09 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Inauguração do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CENTRO: Especializado nas questões sociais, econômicas e ambientais do território do Sisal, é dotado de seis salas de aula, salas de informática, com 25 computadores, e de leitura e vídeo, além de laboratório de ciências. Contou com um investimento de R$ 1,1 milhão, sendo 70% dos recursos oriundos do Bird e 30% do Governo do Estado. Os cursos serão focados nos eixos tecnológicos de Educação a Distância (EaD), ambiente, segurança e saúde, produção alimentícia e recursos naturais. A expectativa é que o centro venha servir como alavanca de desenvolvimento da região.

NOVOS INVESTIMENTOS: A unidade foi inicialmente planejada para oferecer o ensino médio, mas por causa da reivindicação dos movimentos sociais, expressa no PPA participativo, o governo a transformou num centro de educação profissional. Por contra dessa mudança, além da estrutura que será entregue à população, a unidade receberá outros equipamentos, com a previsão da construção de mais três módulos e implantação de diversos laboratórios. Entre eles, os de enfermagem, panificação e confeitaria e cozinha e serviço culinário. As obras demandarão novos investimentos, da ordem de mais de R$ 1,2 milhão, que serão financiadas pelo programa federal Brasil Profissionalizado, além do custeio, manutenção e contratação de professores de Educação Profissional, com recursos do tesouro estadual.

POLÍTICA ESTADUAL: A ação integra o Plano de Educação Profissional da Bahia, que prevê uma rede composta por oito centros estaduais, 32 centros regionais e 100 centros locais. O plano tem como meta ofertar 70 mil vagas de educação profissional nas diversas modalidades até 2011. No início da gestão havia apenas 4.016 vagas.

SÃO DOMINGOS: Com uma população estimada de 9.130 habitantes e extensão territorial de 265 km², o município tem como principais atividades econômicas a agricultura (sisal e mandioca) e a pecuária (aves, caprinos e ovinos).