Discutir propostas de parcerias com os municípios para implementação de novos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Bahia. Foi com este intuito que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realizou nesta quinta-feira (23), o 1º Encontro de Articulação com Municípios para o Fortalecimento do Programa da UAB. O evento teve a assinatura do termo de adesão de secretários e dirigentes de 170 municípios do Estado.

Na Bahia, a UAB tem como principal objetivo contribuir para a formação inicial de professores que ainda não têm licenciatura e estejam em regência de classe. Além disso, visa interiorizar e expandir o ensino superior público de qualidade. Dentro das 49 mil vagas ofertadas para diversas licenciaturas pelo Programa de Formação Inicial de Professores, 20 mil serão oferecidas pela UAB.

De acordo com o Secretário da Educação do Estado, Adeum Sauer, o caminho para a melhoria da educação está ligado à inserção das novas tecnologias. Ele acrescenta que a modernidade é muito importante, principalmente para a educação. "Com a tecnologia tem-se avançado a possibilidade de ensinar a distância, aproximando mais as pessoas. Não podemos esquecer que esse ensino na UAB será fornecido por universidades públicas e de qualidade", enfatizou.

Já o secretário da Educação do município de Vera Cruz, Éder Amaro de Souza, declarou que vê na assinatura de cooperação dos municípios, a oportunidade de democratização do ensino superior. "Essa é a chance de proporcionar licenciatura de disciplinas básicas como português e matemática. Uma ação que me deixa entusiasmado, me faz acreditar que futuramente teremos um ensino fortalecido e de qualidade".

Profissionalização

Nessa nova gestão um sistema articulado de cooperação foi criado para a melhoria da educação com ênfase na formação dos profissionais da educação. O diretor geral do IAT, Penildon Silva, ressaltou que estão sendo direcionadas mais de 50 mil vagas para os professores baianos, destacando que essa iniciativa está diretamente ligada ao plano de carreira e ao aumento do piso salarial da classe. "A valorização dos profissionais da educação está cada vez mais em pauta no país e os governantes estão se mostrando empenhados em qualificar e valorizar os educadores para a construção de novos índices", complementou.