Entusiasmo e engajamento foram os sentimentos demonstrados por estudantes das escolas públicas de Amargosa e região ao participar da oficina Protagonismo Juvenil e Grêmio Estudantil. Realizada nesta quarta-feira (29) durante a Caravana da Educação, a oficina apresentou ao aluno todas as etapas necessárias para a montagem de um grêmio estudantil.

Composição da comissão eleitoral, elaboração do regimento, inscrição de chapa, plano de ação, campanha, contagem de votos, publicação dos atos e todos os instrumentos legais que devem ser respeitados para a instalação de um grêmio foram explicitados no encontro, que durou o dia todo.

O estudante do Colégio Estadual José Mata Maia, Vinícius Rogaciano, era um dos mais empolgados com a possibilidade de montar um grêmio em sua escola. “Já formei até uma chapa com meus colegas e agora vamos para a fase do pró-grêmio”, disse. Esta é a fase em que os nomes são apresentados à direção da escola.
Para Vinícius, o grêmio é importante, “porque ajuda os alunos a dividir a responsabilidade com a escola, o que vai ajudar a melhorar a educação do colégio”.

Bruna Oliveira, 15 anos, afirmou que o grêmio é uma ferramenta de legitimação dos direitos estudantis. “Com o grêmio vamos poder reivindicar nossos direitos de forma organizada”, destacou.

Esta é mais uma ação da Secretaria da Educação (SEC) para incentivar a gestão democrática e participativa nas escolas públicas do Estado. Das 19 escolas da Diretoria Regional de Educação (Direc 29), apenas uma possui grêmio instalado. É o Colégio Estadual Professor José Aloysio Dias, localizado em Amargosa. A ideia é reverter esse número para a totalidade das escolas.