Desatar os nós da aprendizagem encontrados no contexto escolar por professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Esta foi a proposta de duas oficinas ministradas, nesta quarta-feira (29), durante a Caravana da Educação, no município de Amargosa.

A Oficina de Língua Portuguesa e de Matemática reuniu mais de 50 professores das redes municipal e estadual da Diretoria Regional da Educação de Amargosa (Direc 29) e discutiu novos caminhos para tornar a aprendizagem significativa.

Segundo a especialista em Língua Portuguesa, Fátima Medeiros, que ministrou a primeira Oficina, “existem diferenças entre a avaliação em larga escala, a externa, e a avaliação de aprendizagem, a que ocorre no dia a dia da escola”. Para ela, a aprendizagem deve atender aos dois tipos de situação. No entanto, ainda há uma cultura de avaliação muito enraizada na estrutura escolar e esta deve ser superada.

Para a professora Patrícia Santos, “não existem fórmulas prontas. A metodologia deve ser trabalhada de forma diferenciada para atender às diferenças individuais de cada um e a oficina vem para dar esse suporte aos professores”.

Entre os professores de Matemática que participaram da oficina da disciplina, foi realizado um simulado das situações vivenciadas por eles na unidade escolar, para que fossem apresentadas propostas de como intervir pedagogicamente com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos.

A atividade coordenada pelo professor Rogério Fonseca, especialista em Matemática, teve a pretensão de identificar possibilidades de intervenção pedagógica e, com isso, potencializar as habilidades dos estudantes na área da disciplia. A oficina se baseou nos resultados da Prova Brasil de 2007 e, por meio da exposição de ações extraídas dessa prova, pretende-se potencializar a atuação dos alunos em 2009.