Uma proposta de intervenção pedagógica que tem a intenção de incentivar e desenvolver o hábito da leitura entre os alunos do ensino fundamental. Este é um dos objetivos do projeto Ciranda de Leitura Infantil, que a Empresa Gráfica da Bahia (Egba) está promovendo junto a escolas públicas da Fazenda Grande do Retiro.

Uma iniciativa de responsabilidade social da Egba voltada à comunidade do entorno da empresa, o projeto está sendo conduzido pela Seção de Documentação (Sedoc) e o pontapé inicial foi dado nesta quinta-feira (23), com a visita à Escola Estadual Dom Avelar Brandão Vilela.

Na oportunidade, foi apresentada a proposta ao diretor da escola, Tarcísio Ferreira, e às professoras Maria Célia Veloso e Silvana Santos, que aprovaram a iniciativa. “O projeto atende às nossas ideias para o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE). Temos interesse em adotá-lo”, disse Ferreira.

De acordo com a proposta, no primeiro momento, as crianças e os adolescentes farão uma visita monitorada à Egba, onde conhecerão o processo de produção de um livro, percorrendo o parque gráfico da empresa. Depois, será a vez de levar o projeto ao pátio da escola, para a realização de oficina de leitura, com o apoio de livros cedidos pela Egba, e convidados para a condução dos trabalhos. A Escola Dom Avelar deve ser o piloto do projeto.

O projeto Ciranda da Leitura foi lançado em março deste ano, fechando a participação da Egba na Bienal do Livro de Salvador, onde diversas atividades voltadas a crianças, com contadoras de história, e a adultos, com lançamento de livros de autores baianos, aconteceram no estande da empresa.