A partir desta sexta-feira (10), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) disponibiliza para a comunidade mais uma ferramenta de comunicação social. É a TV Universitária na web, que poderá ser acessada na rede mundial de computadores através do portal www.uefs.br/tvuefs .

A programação da TVU terá caráter educativo e modelo proposto pela TV Pública que está sendo implantada no país. Está será a marca da nova fase da TVU da Uefs. Com formato experimental nesta primeira fase, serão exibidas matérias para todos os públicos, inspiradas no jornalismo participativo. Com a participação da comunidade, a grade de programação será ampliada gradativamente.

A coordenadora da TVU, Nadia Virgínia Carneiro, doutora em Comunicação e Semiótica, revelou que o novo espaço não se limita a divulgar informações de forma unilateral. Neste contexto, explica, o internauta poderá interagir com sugestões de pauta e de programas, com críticas e até mesmo com participação direta e presencial em um dos núcleos de produção, aberto às comunidades interna e externa à Uefs. Contatos podem ser mantidos pelos telefones (75) 3224-8268 e 3224-8205 e do e-mail tvuefs@gmail.com .

Criada em 1997, a TV Universitária da Uefs, nos primeiros quatro anos de existência, produziu um telejornal diário com duração de 15 minutos. A exibição era em circuito interno através de televisores distribuídos em alguns módulos do campus universitário.

Em 2001, a TVU passou a produzir vídeos institucionais que eram exibidos em telões durante eventos promovidos pela Uefs. Em 2007, a nova Administração Central da Uefs vinculou a TV à Assessoria de Comunicação (Ascom).

No projeto, a TV Universitária se desvincula da Ascom e passa a ter um caráter público (e não de assessoria de comunicação). É assumido o compromisso de servir a toda comunidade universitária, dando voz e visibilidade à diversidade de olhares, saberes e experiências de docentes, discente e funcionários através da produção e exibindo conteúdo audiovisual informativo, educativo e crítico de interesse público.

O projeto ainda prevê a criação de uma rádio aberta FM/Educativa e WEB (em projeto), além do canal de TV aberta (que ainda depende de outorga pelo Ministério das Comunicações).