Centenas de crianças do município de Saúde, a 353 quilômetros de Salvador, foram beneficiadas com as atividades do Dia de Lazer que a Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb, realizou no sábado (25). Davi Moreira, 10 anos, foi o primeiro a chegar na praça da cidade, junto com a mãe, Andreia Moreira. Às 7h15, ele já aguardava ansioso para brincar no pula-pula e jogar vôlei com os colegas. “Quero que as brincadeiras comecem logo. Vou aproveitar todos os brinquedos”, disse.

Com mesma animação e ansiedade estavam os agentes multiplicadores. Após dois dias de capacitação, eles tiveram a oportunidade de colocar em prática todo conhecimento adquirido. “É a primeira vez que acontecem, no município, atividades recreativas e educativas para crianças. É só olhar o sorriso estampado no rosto da garotada para perceber que a praça hoje ganhou um colorido especial”, afirmou o regente da Fanfarra Musical Saudense (Famsa), Emerson Jakson.

O regente participou da capacitação e fez questão de trazer a Famsa para a praça. Ao som da fanfarra, as crianças brincaram a valer na cama elástica, pista de sabão e piscina de bolinhas. E tiveram a oportunidade de participar de oficinas de reciclados, desenho e pintura, além de jogos educativos como ludo, dominó, dama e xadrez gigantes. A garotada também jogou bola, vôlei e golzinho.

No município, 80 agentes foram certificados pela Capacitação do Projeto Caravana do Lazer. Jorge Augusto Aragão (o Beijoca), ex-jogador de futebol e atual secretário de Esportes de Saúde, afirmou que a Caravana “deixou grande contribuição para o município, aumentou a autoestima das crianças. Muitas delas nunca brincaram de pula-pula e cama elástica, nem conheciam jogos educativos”.