Bastaram apenas algumas voltas para os integrantes da Comissão Nacional de Pilotos da Stock Car, Felipe Maluí e Nonô Figueiredo, darem o resultado da avaliação da pista do Centro Administrativo, que abrigará a primeira corrida de rua da categoria, no dia 9 de agosto. “O asfalto ficou muito bom, ainda faltam alguns ajustes, mas com certeza vai ser uma prova de grandes emoções”, destacou Maluí.

Além dos dois pilotos, estiveram presentes para vistoriar a qualidade do asfalto e a colocação das barreiras de concreto às margens da pista, na manhã desta quarta-feira (8), os secretários Domingos Leonelli (Turismo), Antonio Carlos Batista Neves (Infraestrutura), além do presidente da Vicar (empresa que organiza a corrida), Carlos Col e integrantes da Prefeitura, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

A pista do CAB recebeu um asfalto de alta densidade, resistente a freadas e derrapadas, com seis centímetros de espessura, quatro quilômetros de extensão e vida útil de pelo menos 10 anos, segundo informações do Departamento de Infraestrutura e Transportes do Estado da Bahia (Derba). “O serviço ficou muito bom, ficou concluído com uma semana de antecedência, tudo que solicitamos foi executado, e no que se refere à pista agora é só colocar ‘zebras’ em algumas curvas”, afirmou Maurício Slaviero, diretor-geral da Vicar.

Slaviero também afirmou que a etapa de Salvador está sendo cercada de muita expectativa por parte dos pilotos e executivos da Stock Car, devido a prova ser a primeira competição de rua da categoria.

O piloto baiano, Patrick Gonçalves, que corre na categoria Stock Car Light disse que apesar de conhecer bem o traçado não levará muita vantagem em relação aos outros competidores, “a não ser com o apoio da torcida, pois este será fundamental”.

Prova garante ocupação de pelo menos 2 mil leitos em Salvador

Para o secretário Domingos Leonelli, a Bahia ganha com a visibilidade que o evento proporciona e também com a atração de visitantes para a capital baiana, na semana em que a prova será realizada. “A Stock Car tem um potencial muito grande de projeção da cidade nos meios de comunicação. É um produto turístico que já vem formatado e com a garantia da ocupação de pelo menos 2 mil leitos na capital, pois este é o número de pessoas que compõem o staff da prova”.

Segundo o secretário, os empresários do setor hoteleiro e de agências de viagem incorporaram bem a realização da prova em Salvador e já iniciaram a disputa com a venda de pacotes para o período. “Vimos isso no Salão de Turismo em São Paulo e já percebemos a movimentação do trade baiano para atrair visitantes para o mês de agosto, que promete ser quente com a Stock Car, na capital, e a Festa da Irmandade da Boa Morte em Cachoeira, no Recôncavo”.

Leonelli explica ainda que o investimento de R$ 3,5 milhões para a realização do evento é muito importante, uma vez que os recursos serão diluídos nos cinco anos de realização da prova na capital baiana. “E para a Bahiatursa e Secretaria de Turismo, a chance de zerar os custos, pois estamos negociando duas cotas de patrocínio previstas no contrato com a Vicar”, informou.

Vídeo

A primeira corrida de rua da categoria será destaque de um minidocumentário que está sendo produzido pela empresa World Entertainment sobre os 30 anos da Stock Car.