Já estão em funcionamento as atividades esportivas e de lazer do programa Segundo Tempo, que envolve em Salvador 10 mil crianças e jovens entre 07 e 17 anos. Os trabalhos foram reiniciados em junho pela Coordenação de Esportes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em 50 núcleos espalhados pelos principais bairros populares da capital baiana, como Cajazeiras, Alagados, Plataforma, Paripe, Pero Vaz, Candeal, Matatu, Ribeira e Narandiba.

Segundo Everaldo Augusto, coordenador de Esporte da Setre, os alunos inscritos no programa participam das atividades esportivas no contraturno escolar, ou seja, no horário oposto ao das aulas. “As crianças e os adolescentes vão praticar, no mínimo, três modalidades coletivas e uma individual. A meta do programa Segundo Tempo é que 100% dos participantes conheçam, até o final das atividades, cinco modalidades esportivas”.

Para a execução do programa Segundo Tempo, em Salvador, o Governo do Estado e o Ministério do Esporte estão investindo neste reinicio de atividades mais de R$2 milhões. Os participantes receberam, gratuitamente, fardamento para as aulas, material esportivo, além de reforço alimentar no período das atividades. As aulas acontecem três dias na semana em cada núcleo.

Cada núcleo de atividade tem um professor de Educação Física e dois estagiários. Os coordenadores e monitores foram capacitados pela Setre em parceria com o Ministério do Esporte. Para o desenvolvimento do programa, na capital baiana, a Setre e o Ministério do Esporte também formalizaram parcerias com escolas, universidades, terreiros de candomblé, Centros Sociais Urbanos (CSUs), associações de moradores e ligas desportivas, o que possibilitou a construção coletiva desta ação.