Neste domingo (25), os baianos conheceram o campeão da segunda edição da Copa do Jacuípe de futebol sub-17, após um jogo duro, selado no Estádio José Bonifácio em Várzea da Roça, há 300 km de Salvador. A seleção de Várzea da Roça venceu o time de Capim Grosso por 3 a 2, após um gol de virada de Diogo aos 37 minutos do segundo tempo. Cerca de duas mil pessoas lotaram as arquibancadas para prestigiar o evento, que é promovido pelo Governo do Estado, através da Sudesb, e neste ano reuniu 13 equipes da região.

O time de Capim Grosso jogava apenas pelo empate por ter feito a melhor campanha durante a competição, mas não teve sorte na final, perdendo o título da segunda edição da Copa do Jacuípe para a seleção de Várzea da Roça. No primeiro tempo a disputa foi acirrada e logo aos 10 minutos Lindomar abriu o placar para Capim Grosso, após um chute certeiro no canto direito do gol adversário. Mas os donos da casa não esmoreceram e foram atrás do prejuízo, empatando aos 14 minutos com um gol de pênalti, cobrado por Alan, encerrando os primeiros 40 minutos em 1 a 1.

No primeiro minuto do segundo tempo, Várzea da Roça ampliou o placar com um golaço de Alan. E a situação da equipe de Capim Grosso se complicou ainda mais, aos 19 minutos, quando Davi foi expulso da partida, após aplicar um carrinho no atacante de Várzea da Roça e receber o cartão vermelho do árbitro José Lourenço. Com um jogador a menos, a equipe passou a atacar menos, mas não desistiu do jogo e aos 30 minutos reconquistou a vantagem, após um belo gol de Diogo que deixou o título muito próximo dos capimgrossenses.

Quando tudo parecia perdido para a seleção de Várzea da Roça, Diogo entrou no jogo para desempatar a partida. Aos 37 minutos, após um cruzamento dentro da área, o garoto mostrou habilidade e acertou a bola no ângulo, fechando o placar em 3 a 2, o que garantiu a festa dos conterrâneos. “Duvidaram que o nosso time chegasse à final e provamos que somos capazes. Nem consigo descrever a felicidade de ter feito o gol da vitória e ver a alegria nos olhos da torcida”, afirmou o atacante Diogo, autor do último gol do jogo.

Apesar de Capim Grosso ficar com a segunda colocação conquistou quase todos os troféus individuais. O troféu de artilheiro da competição ficou com Ueverton Oliveira, o atleta revelação foi Wedson e o melhor jogador Edgleidson, todos de Capim Grosso, apenas o troféu de melhor goleiro ficou com a equipe de Várzea da Roça, levantado por Galdinei. Dois olheiros do Esporte Clube Vitória assistiram a partida e reconheceram alguns talentos nas equipes, como os jogadores Geissinho de Capim Grosso e Micherlon de Várzea da Roça que foram convidados para integrar a equipe rubro-negra da categoria.

“Além de revelar nossos jogadores, essa Copa tem outros valores, como o crescimento do emprego informal, o lazer da população e a melhoria da saúde e educação. No momento que a juventude descobre o esporte e encontra uma meta de vida através do futebol, esquece as drogas e outros comportamentos negativos. Esses meninos que sairão da região para o Vitória, sem dúvidas servirão de espelho para muitas crianças, que como eles sonham em serem atletas profissionais”, ressaltou o prefeito de Várzea da Roça, Lourivaldo Filho.

A Copa do Jacuípe teve a sua primeira edição realizada o ano passado. O evento reuniu dez equipes, 250 atletas e mais de 100 pessoas das equipes técnicas, além de contar com a participação de um público estimado em 50 mil pessoas. A Seleção de Pé de Serra foi a campeã da primeira edição ao vencer a de Baixa Grande por, 2 a 1.