Contribuintes e contadores já podem usar o programa Integrador, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda do Estado para tornar mais simples o envio ao Fisco, pelas empresas, de arquivos eletrônicos obrigatórios. O Integrador, antiga reivindicação da classe dos contabilistas, foi lançado nesta quarta-feira (15), na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O programa Integrador pode ser baixado pelo www.sefaz.ba.gov.br, clicando em Inspetoria Eletrônica, Downloads, Programas – Integrador.

O sistema Integrador permite ao contribuinte importar arquivos no formato do Convênio ICMS 57/95 do ambiente da contabilidade e do ambiente gerencial, possibilitando inserir, editar e excluir os registros, gerando um único arquivo eletrônico no padrão Sintegra para ser enviado à Sefaz. O programa foi desenvolvido pela Gerência de Automação Fiscal em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação da Secretaria da Fazenda.

Segundo o secretário da Fazenda, Carlos Martins, a integração entre o fisco e contribuinte é importante. “Este evento é um marco nesta relação de confiança, que fortalece o nosso papel de contribuir para a melhora da sociedade”, afirmou. Ele disse que o sistema ainda vai sofrer algumas alterações, com as sugestões propostas a partir do uso do Integrador.

Martins disse que as informações fiscais precisam ser mais ágeis, simples e que melhorem a vida das pessoas. “As grandes empresas montam grandes estruturas para o controle das obrigações acessórias, mas as pequenas e microempresas tinham esta lacuna. Por isto os contadores são importantes neste processo e agora eles podem contar com esta nova ferramenta”, observou.

Para o representante do Tribunal de Contas do Estado, Inaldo Araújo, o TCE tem especial interesse no programa Integrador. “Cabe ao governo dizer o que se faz com a riqueza que foi gerada, como ela é distribuída e a partir desta ferramenta vamos cumprir melhor o nosso trabalho de verificar o que é feito com o dinheiro arrecadado”.

A presidente do CRC, Maria Constância Galvão, disse que toda a classe está em festa. “Este programa é o resultado da luta de diversas entidades. Em nome dos 37 mil profissionais registrados, mais de 18 mil em atividade, quero agradecer à Sefaz por este momento importante para a classe baiana e brasileira”.