Os servidores públicos que praticam esporte já podem se inscrever para participar da 12ª Olimpíada do Servidor, em 10 modalidades esportivas, fato inédito nessa competição. A inscrição deverá ser feita pelo Portal do Servidor, onde os interessados encontram a ficha de inscrição e o regulamento. A competição, realizada há 50 anos pela Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb), será organizada, pela primeira vez, em parceria com o Governo do Estado.

“A Olimpíada do Servidor foi incluída em nosso programa de valorização do funcionário público, o Você Servidor”, afirmou o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Adriano Tambone, durante o lançamento da olimpíada, ontem, na sede da Afpeb. Ele explicou que, “por meio de ações do programa, foi possível mobilizar diversas áreas do governo para a organização do evento, o que permitiu aumentar a olimpíada. Este ano teremos mais modalidades e mais incentivo à participação dos servidores”.

Podem participar dos jogos, os servidores da Prefeitura de Lauro de Freitas, convidada especial, que vai ceder espaços para as disputas, e servidores estaduais que pratiquem atletismo, natação, basquete, futebol, futsal, handebal, vôlei de quadra, vôlei de praia, beach soccer ou jogos de salão (futebol totó, tênis de mesa, biriba, dama, dominó, xadrez e sinuca).

Na última edição, em 2005, foram feitas 1.400 inscrições. A expectativa é que, este ano, cheguem a duas mil.

Qualidade de vida

A abertura da Olimpíada será no dia 3 de outubro, no Estádio de Pituaçu, com desfile das equipes, chegada da tocha e toda a festa dos eventos olímpicos.

“Pela primeira vez, uma administração entende que esporte é saúde e qualidade de vida para os funcionários. Isso é responsabilidade do Governo do Estado que, agora, assume essa condição”, disse o diretor-geral da Superintendência de Desportos do Estado (Sudesb), uma das parceiras da olimpíada.

Com a experiência de quem já participou de dois jogos olímpicos, o paraatleta Marcelo Colet, presente ao lançamento, disse que a olimpíada é mais que uma disputa, “é o momento de interagir com os colegas, conhecer pessoas e buscar uma vida mais saudável e ativa. Eu fui a Atenas e a Pequim, e posso dizer que o esporte muda a vida das pessoas”.

Programa eleva a autoestima do funcionalismo

O programa Você Servidor institui uma nova política de recursos humanos no estado, com foco na valorização do servidor.
Além da olimpíada, o programa, lançado em junho pelo Governo do Estado, oferece aulas gratuitas de natação, hidroginástica, ginástica, futebol, karaté, judô, futsal, vôlei, basquete e atletismo.

Desenvolvido pela Superintendência de Recursos Humanos da Saeb, o Você Servidor, além do esporte, realiza uma serie de ações para preservação, promoção e recuperação da saúde (reabilitação, readaptação e reinserção no ambiente de trabalho), promoção da qualidade de vida e educação para os servidores públicos.

O superintendente Tambone explicou que o objetivo maior do programa é criar no estado a cultura da valorização do servidor, com elevação da autoestima, reconhecimento e incentivo. “Isso, com certeza, vai fazer com que os trabalhadores fiquem mais satisfeitos e prestem um melhor serviço à população”, disse.