O Planserv vai promover ações junto a funcionários de clínicas credenciadas a fim de esclarecer dúvidas quanto à forma de funcionamento do sistema de cota de atendimento mensal, com o objetivo de aperfeiçoá-lo. Além de informativos distribuídos por correio eletrônico para os prestadores de serviços com as orientações, a página do plano na internet – www.planser.ba.gov.br – terá todas as informações necessárias sobre o assunto.

As clínicas contratadas pelo Planserv informam a quantidade de consultas que podem realizar por mês e a administração do plano de saúde distribui proporcionalmente o número de procedimentos em cada especialidade para os estabelecimentos. Essa é uma exigência legal em todos os processos no Estado, mas não deve ser impedimento para o atendimento aos beneficiários.

A utilização das cotas por todas as clínicas credenciadas é mensalmente analisada e ajustada, com o objetivo de garantir o atendimento da demanda. Se uma clínica atinge a cota de atendimentos em um mês, tem o número de consultas autorizadas ampliado no mês seguinte. Caso fique muito abaixo do teto, o Planserv também faz o ajuste, reduzindo a cota para que outras clínicas com maior demanda possam ter ampliada a quantidade de atendimentos.

“Em razão do constante ajuste, o plano não tem detectado muitas distorções. Até mesmo as consultas que excedem o limite têm sido pagas normalmente para as clínicas, remanejando-se recursos. Há, entretanto, casos isolados de alguns estabelecimentos de saúde que têm informado para beneficiários do Planserv não dispor mais de cotas mesmo quando ainda não atingiram o limite contratado”, informa a coordenadora-geral do Planserv, Sonia Carvalho.