Publicada em 25/07/09 – 19:00

Atualizada em 27/07/09 – 13:20

Na tarde de sábado (25), as comemorações pelos 100 anos de emancipação política da cidade de Carinhanha, a 889 quilômetros de Salvador, foram marcadas por inaugurações e conquistas de sonhos históricos.

Dentro desses sonhos, a dona-de-casa Luciana Neves de Brito, 30 anos e quatro filhos, que há mais de 12 anos aguardava pela casa própria. No dia do centenário de emancipação política da cidade, ela recebeu das mãos do governador Jaques Wagner a chave de sua casa, pronta para morar. “Estou muito emocionada. Esperei muito tempo por isso”, disse.

Assim como Luciana, outras 199 famílias receberam casa com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro, além de parque infantil. A entrega das chaves aconteceu no Conjunto Habitacional Pequizeiro, que teve um investimento de R$ 1,7 milhão e faz parte do programa Dias Melhores, do governo estadual.

Segundo o governador, até agora, já foram inauguradas 11 mil casas. Outras 42 mil estão sendo construídas em diversos municípios e mais 18 mil estão em fase de contratação. Nas comemorações do centenário, a cidade foi presenteada também com a reforma e reestruturação de três praças, que contaram com um investimento de R$ 385 mil.

Ainda em Carinhanha, foi reforçada a importância da conclusão da primeira etapa do sistema integrado de abastecimento de água que vai beneficiar mais de três mil habitantes, num investimento de R$ 2,1 milhões. A segunda etapa do sistema começa neste semestre, com um investimento de R$ 5,2 milhões, melhorando a qualidade de vida de mais de nove mil pessoas de dez localidades.

Mais oito sistemas simplificados estão em construção na cidade. Já foram concluídos seis sistemas simplificados na zona rural de Carinhanha e a rede de abastecimento da cidade será ampliada.

As ações de saneamento básico fazem parte do programa Água para Todos, do governo estadual, que tem como objetivo elevar a oferta de água na zona rural de 30 para 51% e na zona urbana de 94 para 98%.

Para a prefeita de Carinhanha, Francisca Alves Ribeiro, as ações do governo estadual representam uma conquista importante para os moradores da cidade, que durante anos esperavam por melhorias em habitação e infraestrutura.

Topa

O programa Todos pela Alfabetização (Topa) também beneficia jovens e adultos de Carinhanha que por algum motivo abandonaram os estudos ou não tiveram a oportunidade de entrar em uma sala de aula. Os aposentados João Fernandes de Oliveira, 72 anos, e Leocádio Souza, 63 anos, são exemplos de que nunca é tarde para estudar e enxergaram no Topa uma oportunidade de retornar à sala de aula.

João e Leocádio entraram numa sala de aula quando tinham 17 e 19 anos, respectivamente. Foi com muita dificuldade que conseguiram completar o primário. “Esqueci tudo. Fiquei muito tempo sem pegar num livro, sem treinar a leitura e as letras”, contou João.

Ele disse que a cidade tinha poucas escolas e todas eram particulares. João tem dez filhos, 48 netos e três bisnetos, e Leocádio tem sete filhos e 14 netos e sempre se preocupou com os estudos deles. “Sempre achei importantes. Não queria que meus meninos ficassem sem instrução”, destacou.

Moradores da zona rural de Carinhanha, os aposentados não medem esforços para ir à escola, que fica em um povoado a 1,5 quilômetro de suas casas. “Vamos de jegue ou andando. Não tem importância. Queremos estudar. Estudar é bom”, afirmou Leocádio.

Nas horas vagas, João compõe músicas. Ele tem 12 composições, todas sobre a zona rural. No sábado, quando a cidade comemorava os 100 anos de emancipação política, cantou uma de suas composições para Wagner, ao lado do amigo Leocádio.

“Nunca imaginei que fosse cantar uma de minhas músicas em um palanque para um monte de gente ouvir, muito menos para o governador”, disse João, emocionado.
O Topa, da Secretaria Estadual da Educação (SEC), tem como objetivo alfabetizar um milhão de baianos a partir de 15 anos até 2010. Na primeira etapa, em 2007, o programa alfabetizou 171 mil pessoas. Na segunda, em andamento, estão em processo de alfabetização 351 mil.

A terceira etapa está aberta. Os interessados em se inscrever devem procurar as diretorias regionais de Educação (Direcs) ou as secretarias de Educação dos seus municípios.

As entidades dos movimentos sociais e sindicais que desejem aderir ao programa devem procurar a Direc. Até o momento, 278 prefeituras e 500 entidades, entre sindicatos, organizações não-governamentais (ONGs), associações de bairro, já fecharam parceria. O objetivo é alfabetizar 300 mil pessoas durante a terceira etapa.