O município de Serrinha, a 173 quilômetros de Salvador, recebeu nesta sexta-feira (24) a ampliação do sistema de abastecimento de água e 100 habitações do programa Crédito Solidário, que foram entregues pelo governador Jaques Wagner. Também foi lançado o programa Projovem Campo – Saberes da Terra, que qualificará jovens agricultores do município, e 50 títulos de posse de terra foram entregues a produtores rurais.

Houve ainda o anúncio de transformação do hospital municipal em regional. Com a mudança, a unidade deixa de ter o atendimento direcionado para a comunidade de Serrinha e amplia os serviços, antes básicos, para os de média e alta complexidade. A obra vai beneficiar 600 mil habitantes de toda a região, explicou o governador Jaques Wagner.

“Vamos fortalecer o hospital e transformá-lo em regional. Os prefeitos já fizeram a contratualização para que isso aconteça. Mas estamos dependendo de uma verba de R$ 1 milhão para que ele seja adequado para a demanda e tenha capacidade de atender toda a população da região. Eu já determinei que a Secretaria da Saúde reserve este dinheiro para a unidade”, garantiu Wagner.

Dona Maria José é moradora da comunidade rural de Mombaça. Ela é uma das seis mil pessoas de 13 comunidades da zona rural do município beneficiadas com a ampliação do sistema de abastecimento de água. Apesar de ter toda a encanação pronta, só agora começou a ver a água cair da torneira. “As torneiras enferrujavam porque a gente não tinha água. Era só promessa. Banho só no balde. Agora estamos tendo outra vida. Tomamos banho de chuveiro”, comemorou.
Serrinha enfrentava períodos difíceis principalmente no verão, período em que o consumo de água aumenta. O abastecimento de água foi ampliado em 20%, beneficiando toda a população da região.

Para solucionar de vez o problema, foi anunciado um investimento de R$ 42 milhões de reais que vai servir para integrar o sistema de abastecimento da região ao de mais seis municípios. Entre eles Conceição do Coité, Biritinga e Retirolândia. As intervenções integram o programa Água Para Todos.

Além disso, famílias que ganhavam de zero a três salários mínimos foram favorecidas com a entrega de 100 habitações do programa Crédito Solidário, que prevê ainda a construção de mais 300 unidades.

Depois de morar de aluguel, D. Maria de Jesus realizou o sonho da casa própria e ainda ganhou a mobília dos comerciantes locais. “Graças a Deus que eu consegui. É uma benção estar na minha casinha. Morar de aluguel você sempre fica devendo. Paga hoje e deve amanhã. Esse dinheiro que vou economizar já poderei investir em outras coisas”, disse.

Quem também ficou feliz foi o agricultor Benício Santos, que depois de anos conseguiu ter posse da terra onde sempre trabalhou e morou. Ele é um dos 50 agricultores da região beneficiados com o título. Com o documento em mãos, todos eles vão poder ter acesso a financiamentos para melhorar a produção.

Na ocasião, foi lançado o programa Projovem Campo – Saberes da Terra. O projeto é uma parceria entre os governos federal e estadual e os municípios. Ele tem como objetivo dar acesso a uma educação social e profissional de qualidade para o grupo. Somente em Serrinha serão 400 vagas, que representam um investimento de quase R$ 1 milhão.

Inicialmente, o programa ofereceu 300 vagas nos municípios de Banzaê, Conceição do Coité e Ribeira do Pombal. Com a política de educação rural do atual do governo, o Projovem Campo – Saberes da Terra ampliou, este ano, o número de vagas para 5.900 e passou a atender a 69 municípios dos territórios de cidadania Itaparica, Semiárido Nordeste II, Sisal e Velho Chico. Ao todo serão 190 turmas.

Para viabilizar o programa foram contratados 300 professores. O curso tem duração de dois anos e carga horária de 2.400 horas. O programa ainda destina aos alunos uma bolsa auxílio, bimestral, no valor de R$ 100. Para o aluno Marcos Santos, o verdadeiro benefício foi o conhecimento adquirido. “Quem não sabe ler e escrever não compreende o mundo. O que o projeto me ensinou foi a viver de uma forma melhor. Além disso, ensinou técnicas que eu posso usar na minha vida profissional, como estratégias econômicas”, completou.