Publicada às 12h45

Atualizada às 16h00

O Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira (16), no município de Itapé, Sul da Bahia, a 454 quilômetro de Salvador, quatro Unidades de Saúde da Família (USF), beneficiando uma população de 11.013 habitantes. O investimento para construção e compra de equipamentos foi de R$ 455 mil. A população foi beneficiada também com uma quadra poliesportiva.

Cada USF possui uma estrutura padrão, que conta com hall de espera, administração, sala de reunião, farmácia, consultórios de enfermagem, médicos e odontológicos, salas de curativo e sutura, esterilização, imunização e coleta, depósito de material de limpeza, copa e sanitários. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Para a dona-de-casa Rizia Araújo Viana, 63 anos, a unidade de saúde vai facilitar a sua ida ao médico. Agora, Rizia não precisa mais acordar cedo, andar quase 400 metros e ficar na fila para pegar ficha de espera. É só atravessar a rua e ser atendida. “Sou muito idosa. Ficava difícil ir a uma consulta em um posto de saúde distante de minha casa. Às vezes perdia até as consultas porque não agüentava andar”, afirmou.

De acordo com o secretário da Saúde de Itapé, Josicéli Fonseca Almeida, a cidade tinha apenas uma unidade de saúde da família, que atendia 50 pessoas por dia. Com as quatro novas unidades, os atendimentos chegarão a mais de 200, diariamente.

Bahia terá mais de 400 USF até 2010

Até 2010, a Bahia contará com mais de 400 unidades de Saúde da Família, beneficiando mais de 1,4 milhão de baianos. Segundo o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, foram entregues 230 USF em todo estado. Somente em 2008 o governo estadual investiu R$ 1,57 bilhão na área de saúde.

m maio do ano passado, o Governo do Estado e 93 prefeituras municipais assinaram convênios visando a construção de 94 novas unidades do Programa Saúde da Família e a reforma de mais 59 unidades. Os recursos a serem investidos são do tesouro estadual e somam R$ 16 milhões, sendo a contrapartida dos municípios equivalente a 10% do valor da obra e na compra dos materiais e equipamentos para o adequado funcionamento de cada unidade. “Esta é a primeira vez que o estado investe tanto na saúde. A nossa preocupação é de melhorar a saúde em toda a Bahia”, declarou o governador Jaques Wagner.

Além destas quatro unidades em Itapé, o governo tem investido em construção e ampliação de hospitais. Na última quarta-feira, o governo do estado entregou à população de Juazeiro, o hospital com investimento de aproximadamente R$ 30 milhões: R$ 20 milhões de obras; R$ 10 milhões de equipamentos.

De acordo com o governador, desde o início do ano, já foram entregues 162 ambulâncias para as Diretorias Regionais de Saúde; 119 ambulâncias, 12 UTI Móveis e 12 motos para o Samu 192. Também foram entregues 230 Postos de Saúde da Família, e mais 170 estão sendo construídos para atender à demanda da população baiana. Programas como o Internação Domiciliar; Medicamento em Casa e os mutirões de cirurgias que estão sendo realizados, são outros exemplos das ações do Governo do Estado na área da saúde.

Outros hospitais estão sendo reformados e construídos em toda a Bahia. No total são 18 hospitais entre novos e em reforma. Como exemplo há: a reforma de enfermarias do HGE; a reforma do Hospital Batista Caribé, em Salvador, além do Hospital da Criança, em Feira; o Hospital Geral do Subúrbio de Salvador; o novo Hospital de Santo Antônio de Jesus. No total, houve um aumento de 20% na oferta de leitos com a inclusão de mais 1,1 mil novos leitos.

Quadra poliesportiva

Ainda em Itapé, a população do Conjunto Deus por Nós recebeu uma quadra poliesportiva. A quadra tem arquibancada com três degraus, iluminação elétrica e alambrado padrão. O investimento total ultrapassa os R$ 121 mil, sendo aproximadamente R$ 109 mil do Estado e o restante do município.

Em dois anos e meio, o Governo da Bahia já investiu R$ 79 milhões no fomento e na infra-estrutura do esporte. Ao todo, a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) aplicou R$ 12 milhões exclusivamente na reforma e na construção de 121 equipamentos esportivos no interior baiano, alcançando 25 territórios de identidade.