LOCAL: Município de Nova Itarana, a 267 quilômetros de Salvador, no território de identidade do Vale do Jiquiriçá.
DATA: 19.07.09 (domingo)
HORÁRIO: 10h

O QUE É: Comemoração dos 47 anos de aniversário de emancipação política do município com a participação do governador Jaques Wagner e do prefeito José de Almeida que irão inaugurar 200 unidades habitacionais, 2 unidades de saúde da família, um novo Centro Digital de Cidadania (CDC); e visitar as obras de pavimentação das ruas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

ANIVERSÁRIO: Festejando os 47 anos, a cidade contará com diversas atrações nas noites dos dias 17, 18, 19 e 20 deste mês. No domingo, pela manhã, haverá um encontro com prefeitos da região e as inaugurações previstas para o município.

UNIDADES HABITACIONAIS: O investimento total foi de R$ 1,7 milhão. Situadas no Loteamento Santa Luzia, na zona rural, são frutos da parceria entre o Governo do Estado, que destinou o valor de R$ 300 mil, e a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Programa Carta de Crédito (Resolução 460/518), que estabelece a utilização dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o financiamento da casa própria. As casas seguem um padrão, compreendendo dois quartos, cozinha, sala, banheiro e área de serviço.

PROGRAMA DIAS MELHORES: A construção dessas casas é mais uma ação do Programa Dias Melhores, que já entregou na Bahia, 10 mil casas e estão sendo construídas mais de 42 mil habitações de qualidade em diversos territórios do estado, além de 18 mil em fase de contratação.

USF: Cada Unidade de Saúde da Família possui uma estrutura padrão, que conta com hall de espera, administração, sala de reunião, farmácia, consultórios de enfermagem, médicos e odontológicos, salas de curativo e sutura, esterilização, imunização e coleta, depósito de material de limpeza, copa e sanitários. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. As duas unidades beneficiarão 7.762 habitantes e o investimento, para construção e compra de equipamentos, foi de aproximadamente R$ 215 mil.

SAÚDE DA FAMÍLIA: O programa federal, executado em parceria com os estados e municípios, é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Em maio do ano passado, o Governo do Estado e 93 prefeituras municipais assinaram convênios visando a construção de 94 novas unidades do Programa Saúde da Família e a reforma de mais 59 unidades. Os recursos a serem investidos são do tesouro estadual e somam R$ 16 milhões, sendo a contrapartida dos municípios equivalente a 10% do valor da obra e na compra dos materiais e equipamentos para o adequado funcionamento de cada unidade. Com essas edificações, mais aquelas concluídas nos últimos dois anos e outras com obras já em curso e a serem iniciadas, a Bahia contará com mais de 400 unidades de Saúde da Família até o ano de 2010, beneficiando mais de 1,4 milhão de baianos.

CDC: A unidade que funcionará no Instituto Mauá é devidamente climatizada e conta com 10 computadores ligados à internet banda larga e equipados com softwares livres, a exemplo de editor de texto, planilha eletrônica e gerenciador de e-mails, além de um servidor e uma impressora. Os CDCs são disponibilizados através do programa Cidadania Digital, que já implantou mais de 700 unidades em mais de 400 municípios baianos. Considerado a maior iniciativa estadual de inclusão digital do Brasil, o programa está em amplo crescimento e até o final deste ano contará com mais de mil CDCs, que estarão presentes em todos os 417 municípios baianos. A rede de Centros Digitais de Cidadania tem mais de 110 mil acessos diários e qualquer cidadão pode utilizar gratuitamente esses serviços.

VISITA AS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO: Os moradores do município serão beneficiados com a pavimentação de ruas locais. O serviço será realizado em paralelepípedo numa área de 6.153,72 m². O investimento do Governo do Estado é de R$ 314 mil e beneficiará 1.790 habitantes.

NOVA ITARANA: Com população estimada de 7.762 habitantes e extensão territorial de 456 km², tem como principais atividades econômicas a agricultura (mandioca e maracujá) e pecuária (aves e bovinos).