As entidades da sociedade civil, que querem encaminhar projetos solicitando o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) para celebrar o 20 de Novembro (Dia da Consciência Negra), podem apresentar as suas propostas até 21 de agosto. O prazo, estabelecido no Edital de Seleção de Projetos 2009/2010, vale para iniciativas a serem executadas nos meses de outubro, novembro e dezembro. As orientações e formulários estão disponíveis no site www.sepromi.ba.gov.br .

Os selecionados poderão receber apoio institucional total ou parcial, mediante a celebração de convênio, podendo contar com recursos financeiros no valor máximo de R$ 20 mil cada. Segundo a secretária de Promoção da Igualdade, Luiza Bairros, o 20 de Novembro é uma das datas mais importantes para o movimento negro baiano e, por isso mesmo, a Sepromi está com a expectativa de garantir apoio as entidades que programarem a celebração da data.

As propostas podem ser entregues de segunda a sexta, as 9h às 12h e das 14h às 17h, na Sepromi, ou postadas nos Correios até a 21 de agosto, para o seguinte endereço: Secretaria de Promoção da Igualdade – SEPROMI, Comissão Permanente de Avaliação de Projetos, Avenida Luiz Viana Filho, 2ª Avenida, nº 250 – Complexo da SEPLAN – Bloco B, Centro Administrativo da Bahia – CAB, 41.746-900 – Salvador, Bahia, Brasil. Todas estas informações estão disponíveis no link editais, no site www.sepromi.ba.gov.br .

O Dia da Consciência Negra – 20 de Novembro – atualmente é celebrado em todo o país, sendo feriado em capitais como São Paulo e Rio Grande do Sul. A data é marcada por manifestações, geralmente coordenadas por representantes do movimento negro, visando dar visibilidade as lideranças negras e as muitas ações de resistência do povo negro ao longo da história.

O 20 de novembro é também lembrado e comemorado por causa da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos de luta e resistência contra a opressão e exclusão vivenciada pelos afrodescendentes.