LOCAL: Município de Bom Jesus da Lapa, no território de identidade do Velho Chico, a 778 quilômetros de Salvador.
DATA: 31.07.09 (sexta-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Inauguração da reforma na Praça Marechal Deodoro.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PRAÇA: Com investimento de R$565 mil, foram realizados os serviços de pavimentação, paisagismo, implantação de equipamentos urbanos: bancos, lixeiras, postes e luminárias, entre outros.

OUTRAS AÇÕES: Abaixo, algumas ações no Estado na região:

• Em breve, serão iniciadas as obras de recuperação do trecho da BA 172, de aproximadamente 167 quilômetros, que liga Santa Maria da Vitória ao entroncamento da rodovia com BR 242, localizado no distrito de Javi, pertencente ao município de Muquém do São Francisco. Os serviços permitirão a melhoria do escoamento da produção agropecuária regional, como também do tráfego dos cerca de 1.400 veículos que circulam por dia nesta estrada. Serão beneficiadas 380 mil pessoas dos municípios de Barra, Xique-Xique, Gentio do Ouro, Santa Maria da Vitória, Brejolândia, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho, Santana, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Coribe e Cocos. O investimento será de aproximadamente R$ 38 milhões.

• Matina, Muquém de São Francisco, Ibotirama e Riacho de Santana estão entre os 16 municípios beneficiados com a liberação, em maio deste ano, de R$ 1 milhão do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir. Os recursos serão aplicados em projetos como sanitários residenciais, ponte de concreto, cisternas, mecanização agrícola, aquisição de batedeira de cereais e de motor para barco.

• Os municípios de Malhada, Matina, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Sitio do Mato, Igaporã, Riacho de Santana e Carinhanha agora contam com os serviços do Samu -192, após a instalação das centrais de operações de Gaunambi e Bom Jesus da Lapa. Esses Samu’s regionais ainda receberam um reforço de duas motolâncias para dar maior agilidade ao atendimento, entregues em abril deste ano.

• Municípios do território de identidade do Velho Chico estão entre os contemplados com a segunda etapa do programa Territórios da Cidadania na Bahia, que ao todo beneficia quatro milhões de baianos, de 161 municípios, em nove territórios. O programa atua integrando órgãos públicos federais, estaduais e municipais visando à implantação de ações nas áreas de apoio a gestão territorial, direitos e desenvolvimento social, organização sustentável da produção, saúde, saneamento e acesso à água, educação, cultura e infraestrutura. Mesmo com a crise, o esforço dos governos foi de, ao invés de cortar custos, ampliar o investimento, que saltou de 12 bilhões de reais, para R$ 23,5 bilhões este ano. O governo estadual prevê para 2009 investimentos de R$ 40 milhões, para cada um dos territórios.

BOM JESUS DA LAPA: Com população estimada de 65.148 habitantes e extensão territorial de 3.951 km², tem como principal atividade econômica a agricultura (mandioca e banana) e pecuária (aves e bovinos).