Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari são os quatro primeiros municípios da Bahia a receber o programa “Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência”, que será apresentado nesta terça-feira (28), às 9h, no auditório da Secretaria da Segurança Pública.

O programa, elaborado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, em parceria com o Pronasci, do Ministério da Justiça, vai beneficiar jovens com idade entre 12 e 29 anos, seus familiares e pessoas da comunidade a partir de três componentes de atuação: mobilização, intervenção e prevenção ao uso dessas substâncias.

Pelo menos 22 milhões de pessoas, das cidades de Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória e Distrito Federal, serão beneficiadas pelo programa. As localidades foram escolhidas devido ao alto índice de criminalidade e violência e por integrar os Territórios de Paz – áreas identificadas por demandas de atenção especial para resolver as questões de segurança pública.

Caberá ao Estado da Bahia implementar e operacionalizar essas ações. Isto será feito por meio de uma comissão que será composta por representantes do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad) e das secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), da Educação (SEC), da Segurança Pública (SSP) e da Saúde (Sesab).

Foram convidados a participar da apresentação das diretrizes do programa – que será feita pela secretária adjunta da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte – representantes das prefeituras dos municípios abrangidos, das secretarias envolvidas, do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública e entidades da sociedade civil.