Profissionalizar jovens do campo, na faixa etária de 15 a 29 anos, por meio de um sistema educacional rural diferenciado. Esta é a proposta do projeto Formação de Jovens Rurais, uma iniciativa da Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) de Cruz das Almas, por meio do Centro de Formação dos Agricultores Familiares do Território do Recôncavo (Centrefruti), que visa qualificar os jovens para inserção no mercado de trabalho.

O foco das atividades na agricultura familiar é uma das principais propostas do projeto. “Para isso, serão incluídos na grade curricular assuntos específicos e oriundos do setor agrícola. Essa inovadora metodologia de ensino vai estimular a participação no desenvolvimento das atividades do campo”, disse o gerente regional da EBDA em Cruz das Almas, João Frederico Silveira.

Até dezembro, como parte do calendário de atividades, os jovens participam de cursos de apicultura, mandiocultura, manejo e conservação de solo e agroecologia. Todas as aulas são ministradas por técnicos da EBDA, que incluíram módulos temáticos sobre as respectivas especialidades. O projeto tem como principais parceiros o Banco do Nordeste, associações rurais e o Grupo de Jovens da Piaba.