Mais de 200 adolescentes dos municípios de Lauro de Freitas e Simões Filho, integrantes do Projeto Juventude Cidadã, participaram do Festival de Cultura e Arte, que marcou a conclusão da etapa de qualificação profissional. O evento aconteceu nesta sexta-feira (17) na Associação Desportiva e Cultura da Coelba. Durante o festival, os alunos fizeram apresentação de dança, canto, teatro, exposição de desenhos, recital de poesias e um tributo ao cantor Michael Jackson.

Os jovens concluíram os cursos de auxiliar de escritório, auxiliar de cozinha, recepcionista de consultório médico-dentário, recepcionista de hotel e operador de telemarketing.

A estudante Tailane Pinheiro, 20 anos, é uma das beneficiadas pelo programa. Ela concluiu o curso de auxiliar de escritório e na próxima semana vai participar de uma seleção para estágio. “Só consegui fazer parte desta seleção por causa do curso que fiz no projeto. Estou na expectativa de ser selecionada. Espero também que este estágio possa se tornar um emprego”, afirma.

O Juventude Cidadã é um projeto que integra as ações do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), do Ministério do Trabalho e Emprego, e está sendo implementado na Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O objetivo do programa é atender jovens e adolescentes entre 16 e 24 anos que não possuem vínculo empregatício e que ainda estejam cursando o nível médio em escolas publicas.
O projeto funciona em 54 municípios baianos. No total, 1,6 mil jovens foram qualificados em Salvador e estão em processo de qualificação 4.490 jovens em todo estado. Segundo o secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, a meta de inserção dos jovens no mercado do trabalho é de no mínimo 30%.

No território baiano, o MTE investe R$ 8 milhões no projeto, enquanto o Governo do Estado entra com uma contrapartida de R$ 9,5 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Para participar de um dos cursos do Projeto Juventude Cidadã, os interessados devem ter idade entre 16 a 24 anos, não possuir vínculo empregatício, ter renda familiar per capita de meio salário mínimo e estar matriculado regularmente na rede pública de ensino, frequentando o ensino fundamental ou médio ou em cursos de educação de jovens e adultos.

Os beneficiados têm aulas de cidadania e direitos humanos, reforço escolar, prestação de serviço voluntário à comunidade, qualificação profissional em qualquer área de sua escolha e preparação para inserção no mercado de trabalho.