Um projeto de atração turística para Muritiba e os municípios do Recôncavo baiano foi um dos trabalhos de grupo elaborado pelos alunos da cidade, na etapa de qualificação profissional do Projeto Juventude Cidadã, coordenado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Os 75 jovens apresentaram o projeto acadêmico durante a solenidade de certificação, realizada na sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Vereadores de Muritiba.

Ainda na sexta, na região do Recôncavo, foram certificados mais 42 jovens no município de Cachoeira e 92, em Santo Antônio de Jesus, nos cursos de Turismo e Carpintaria. No sul do estado, em Itabuna, 281 alunos receberam certificado nos cursos de Telemática e Turismo, sendo que, desse total, 107 são de Ilhéus, cidade vizinha. A Setre realizou certificações também, na semana passada, em Brumado (120 alunos) e Livramento de Nossa Senhora (90 alunos), totalizando 806 jovens.

Sidilei Cardoso, 25 anos, foi um dos componentes do grupo. “Procuramos valorizar as belezas naturais da região como as trilhas naturais e as nossas belas paisagens”, disse o jovem, que há quatro meses foi contratado por uma emissora de rádio local. O projeto, segundo ele, contribuiu para o seu desenvolvimento profissional. “Durante o curso, a gente aprende a vencer as barreiras e isso me tornou uma pessoa mais comunicativa”.

Para Carlane Machado, 21 anos, o curso superou todas as expectativas. “As dinâmicas de grupo e a parte do serviço social voluntário fizeram com que eu superasse a minha timidez. Sinto realmente que cresci pessoal e profissionalmente participando do projeto”, afirmou a jovem, que prestou o serviço voluntário na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Muritiba.

Oportunidade

Presente nas solenidades de Muritiba e Cachoeira, o secretário estadual do Trabalho, Nilton Vasconcelos, disse “que o projeto Juventude Cidadã é uma oportunidade dos jovens identificarem o caminho profissional, além de fazer com que eles desenvolvam o senso crítico e sejam transformadores da sociedade onde vivem”.

O Projeto Juventude Cidadã é dirigido aos jovens entre 16 e 24 anos oriundos de família com renda mensal de até meio salário mínimo. Eles não podem ter vinculo empregatício anterior e, durante o processo, devem estar matriculados na rede publica de ensino, freqüentar cursos de educação de jovens e adultos, ou ter concluído o ensino médio.

Durante o projeto são desenvolvidas as seguintes etapas: Formação em Cidadania e Direitos Humanos (100 horas), Reforço Escolar (100 horas), Prestação de Serviço Voluntário à Comunidade (125 horas), Qualificação Profissional (200 horas), e Preparação para Inserção no Mundo do Trabalho (75 horas).

Na Prestação de Serviço Voluntário à Comunidade, o jovem aprende a desenvolver o espírito de solidariedade e a duração das atividades é de cinco meses. Neste período, ele recebe uma bolsa-auxílio, no valor de R$ 120 mensais.