O programa Recicle Já Bahia, que promove a coleta de lixo reciclável em órgãos públicos, premiou os três primeiros colocados em desempenho de 2008. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (23), no auditório da União das Prefeituras da Bahia (UPB), no Centro Administrativo. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) ficou em primeiro lugar, a Desenbahia em segundo e a Junta Comercial da Bahia (Juceb) em terceiro. Ao todo, participam 81 órgãos públicos.

O presidente do TCE, conselheiro Manoel Castro, foi pessoalmente receber a homenagem das mãos do secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence. O programa é adminsitrado pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Dentre os critérios de avaliação de desempenho estão a utilização regular do saco azul, que ajuda na diferenciação do lixo reciclável do lixo comum; a organização do ponto de confinamento, onde o material é armazenado para a coleta; a separação do papel na origem, etapa que conta especialmente com o apoio de cada colaborador, e, com menor peso, a quantidade de papel coletada.

Em 2008, foram coletadas 435 toneladas de papel, o que gerou uma economia de água equivalente a 10 piscinas semiolímpicas, além de ter evitado o corte de 8.640 árvores. Para a coordenadora do Recicle Já Bahia, Vanuza Gazar, o objetivo do programa vem sendo cumprido com o apoio das instituições. “Mais uma vez fizemos questão de organizar este evento de premiação, que ano passado ocorreu quando o programa ainda era chamado de Recicla CAB. Hoje temos a participação de mais órgãos, o que dá a certeza de que estamos trilhando o caminho certo para promover a preservação ambiental”, afirma.