O reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Lourisvaldo Valentim, assinou a Declaração de Gaia – documento em que diversas entidades internacionais se comprometem a reduzir os danos e preservar os ecossistemas naturais. A iniciativa reafirma o compromisso da comunidade acadêmica da Uneb com a sustentabilidade socioambiental.

A assinatura do documento foi o principal objetivo do Fórum Internacional do Condomínio da Terra (movimento global de preservação ambiental), realizado em Vila Nova de Gaia, Portugal.

A Uneb e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), parceira da universidade nas ações de preservação ambiental, foram as únicas instituições do Brasil a assinar o compromisso com a Associação Nacional de Preservação da Natureza (Quercus), organização portuguesa que promove o fórum.

O Centro de Pesquisa e Conservação da Natureza (Casulo) da Uneb – que, após a declaração, tornou-se oficialmente responsável pela implantação do Condomínio da Terra no Brasil – apresentou projetos sobre Biodiversidade e Povos Tradicionais da Caatinga, demostrando as inúmeras linhas de ação da instituição para promover a sustentabilidade socioambiental. Mais informações nos sites www.uneb.br e www.earth-condominium.com/pt/.