LOCAL: Município de Cardeal da Silva, no território de identidade Agreste de Alagoinhas/ Litoral Norte, a 153 quilômetros de distância de Salvador.
DATA: 30.07.09 (quinta-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: Inauguração de uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF), de três Centros Digitais de Cidadania (CDCs), da nova sede do Conselho Tutelar, da Biblioteca Municipal Anita Carlos de Souza Mendes e da reforma do Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PSF: O Estado investiu recursos da ordem de R$ R$ 90 mil na construção da unidade, localizada no povoado de Nova Pastora, beneficiando cerca de três mil pessoas. A estrutura da unidade segue um padrão, conta com hall de espera, administração, sala de reunião, farmácia, consultórios de enfermagem, médicos e odontológicos, salas de curativo e sutura, esterilização, imunização e coleta, depósito de material de limpeza, copa e sanitários. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

SAÚDE DA FAMÍLIA: O programa federal, executado em parceria com os estados e municípios, é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Em maio do ano passado, o Governo do Estado e 93 prefeituras municipais assinaram convênios visando a construção de 94 novas unidades do Programa Saúde da Família e a reforma de mais 59 unidades. Os recursos a serem investidos são do tesouro estadual e somam R$ 16 milhões, sendo a contrapartida dos municípios equivalente a 10% do valor da obra e na compra dos materiais e equipamentos para o adequado funcionamento de cada unidade. Com essas edificações, mais aquelas concluídas nos últimos dois anos e outras com obras já em curso e a serem iniciadas, a Bahia contará com mais de 400 unidades de Saúde da Família até o ano de 2010, beneficiando mais de 1,4 milhão de baianos.

ATENÇÃO BÁSICA: A construção de novas unidades do PSF representa uma mudança na postura do Governo do Estado, que durante muito tempo considerou a atenção básica à saúde na Bahia como exclusiva responsabilidade de cada município, o que não acontece agora. Através da Política Estadual de Atenção Básica, denominada Saúde da Família de Todos Nós, uma série de iniciativas vem sendo desenvolvida, como: apoio institucional e técnico por meio de visitas técnicas, seminários e oficinas realizadas em mais de 250 municípios; apoio e indução a expansão do acesso à assistência básica em saúde, melhorando a qualidade, normatização, supervisão, avaliação e monitoramento do serviço; aumento de 35% do valor pago como contrapartida estadual a cada uma das equipes do PSF; remapeamento das áreas quilombolas, indígenas, populações assentadas e rurais para seleção de novos agentes comunitários de saúde; capacitação dos municípios para conseguir recursos.

CDCS: Localizados na sede e nos distritos de Argoim, Cajueiro, cada um conta com dez computadores, uma impressora e internet banda larga. Por meio do Programa Cidadania Digital, o Governo do Estado pretende tirar a Bahia do incômodo 20º lugar em inclusão digital entre os estados brasileiros. A importância da iniciativa é reconhecida nacionalmente. Em 2008, ele foi contemplado com o Prêmio “A Rede” como melhor programa estadual de inclusão digital do Brasil. Foi o segundo prêmio de relevância nacional conquistado em dois anos. Em 2007, o programa venceu o Top Social, considerado um dos mais importantes prêmios de responsabilidade social do Norte e Nordeste. O Cidadania Digital possui uma rede com cerca de 700 CDCs, presentes em mais de 400 municípios da Bahia, contemplando bairros periféricos, assentamentos rurais, comunidades de quilombolas, afro-descendentes e indígenas. O principal público beneficiado pelo programa é de baixa renda. Dados do Sistema de Cadastro do Cidadão apontam que quase 90% dos usuários têm renda familiar de até dois salários mínimos. O sistema de cadastro também revela que os jovens são o público prioritário do Cidadania Digital: 67% dos usuários têm até 21 anos de idade e 93% do público freqüenta escola pública.

CARDEAL DA SILVA: Com uma população estimada de 8.570 habitantes e extensão territorial de 185 km², o município tem como principais atividades econômicas a agricultura (laranja e mandioca) e a pecuária (aves e bovinos).