Vinte agricultores familiares do município de Retirolândia serão beneficiados nesta terça e quarta-feira (21 e 22), com o Curso de Manejo Reprodutivo, que acontece no Centro de Formação de Agricultores Familiares do Território do São Francisco (Centrecapri), na região de Juazeiro. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Gerência Regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que tem como objetivo qualificar, através da capacitação, os agricultores nas questões relativas à reprodução do rebanho bovino.

Para o chefe do Centrecapri, Geraldo Magalhães, além da capacitação proporcionar aos participantes mais conhecimentos quanto ao manejo, vai contribuir para elevar os índices reprodutivos dos animais. “Os agricultores envolvidos com o manejo bovino, a partir desses conhecimentos, poderão garantir melhores resultados nas atividades de suas propriedades”, disse Geraldo Magalhães.

O instrutor do curso, o zootecnista da EBDA, José Raimundo, vai abordar as novas técnicas para a criação de caprinos, principalmente quanto à sua reprodução, em aulas práticas e teóricas. Para o zootecnista, “O manejo reprodutivo intensifica a produtividade do animal, de forma que, em idade reprodutiva, produza um bovino por ano que deve ser criado de forma sadia e desmamado com bom peso”, assegura.

Os participantes vão debater temas como a Puberdade e Maturidade Sexual, o Ciclo, a Seleção de Animais para a Reprodução, a Estação de Reprodução, o Sistema de Acasalamento, Parto, Cuidados com as Crias, Doenças da Reprodução e o Efeito da Alimentação na Reprodução.

No Centrecapri, também são desenvolvidos cursos de Administração Rural Básica, Manejo e Conservação do Solo e da Água, Associativismo/Cooporativismo, Manejo Alimentar de Caprinos e Ovinos, Beneficiamento de Carnes de Caprinos e Ovinos, Embutidos e Defumados e Beneficiamento Artesanal de Leite Cabra.

As inscrições são gratuitas, e os interessados podem comparecer ao Centrecapri, na Rua do Faxeiro, 850, Vila do Pilar, CEP: 48967-000 Jaguarari/BA ou pelo telefone: (74) 3673 1023/1246.