Dez comunidades da zona rural do município de Gandu, a 290 quilômetros de Salvador, foram beneficiadas com a distribuição de alevinos de tilápia para o cultivo em aguadas públicas e comunitárias da região. Ao todo, 250 famílias foram contempladas com a ação, que aconteceu durante as comemorações, esta semana, dos 51 anos de emancipação do município.

A distribuição dos peixes foi feita pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), que entregou aos produtores 35 mil alevinos, produzidos na Estação de Piscicultura da Barragem de Pedra do Cavalo. Cada representante de comunidade recebeu entre 3 mil a 3,5 mil alevinos, de acordo com o número de aguadas.

Paralelamente, no município de Glória, na Região de Paulo Afonso, norte do Estado, outros 20 mil alevinos de tilápia foram distribuídos para povoamento em aguadas da região. Os beneficiados foram os produtores rurais do povoado de Angico, a pouco mais de 30 quilômetros da sede do município, que em um ano, aproximadamente, poderão capturar os pescados para consumo e comercialização, com peso de até 800 gramas, cada.

Em Gandu o trabalho atendeu às comunidades de Macaco, Beriberinha, Monte Alegre, Baixa da Areia, Tararuga, Riachão, Limeira, Jericó, Bacia do Norte e Água Preta. Depois da entrega dos alevinos, feita pelo subgerente de Aqüicultura da Bahia Pesca, Adriano Príncipe, e pelo secretário de Agricultura do município, José Antonio Santana de Souza, as famílias de produtores rurais foram orientadas sobre como proceder na criação dos alevinos até o seu período de engordas e posterior coleta para consumo e comercialização.

Foi o caso do pequeno produtor rural, Albérico Dias dos Santos, 74 anos, que, ao lado dos 9 filhos, é o responsável pelo povoamento da aguada comunitária da localidade de Jericó, a oito quilômetros da sede. Para ele e outras 35 famílias que moram no local, o aproveitamento da aguada como fonte de alimento vai aumentar os rendimentos, oriundos basicamente da agricultura familiar. “Teremos mais uma opção e poderemos ampliar esse trabalho com novos peixamentos”, disse.