Os municípios da região de Canudos serão beneficiados de imediato por meio dos programas Mais Alimentos, Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Luz para Todos. O Governo do Estado também priorizará os problemas relativos ao abastecimento de água, irrigação e assistência técnica aos produtores rurais.

A garantia foi dada pelo secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, após conhecer os detalhes do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Município de Canudos, apresentado, na terça-feira (21), pelo pró-reitor de Planejamento da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o coordenador do projeto, Luis Paulo Neiva.

Na reunião, com a presença do prefeito de Canudos, Arcenio Almeida, do reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, e de representantes do Fórum de Desenvolvimento Municipal de Canudos, foi solicitado a Pinheiro uma articulação do governo estadual junto às entidades locais a fim de viabilizar a proposta.

O Plano de Desenvolvimento Sustentável, orientado pela Uneb, prevê o desenvolvimento local articulado para os municípios da região de Canudos. A iniciativa tem como base a participação comunitária e adota a idéia de desenvolvimento baseado na interação das dimensões econômica, tecnológica, sociocultural, ambiental, política e institucional.

Pinheiro ressaltou a importância do investimento na cultura e na preservação da memória da região, mas afirmou que a prioridade na sua visão é garantir as condições de vida da população. “Acho que não só o município de Canudos como toda aquela região é merecedora de um conjunto de intervenções que passam pela questão da cultura e da preservação da memória. Porém, prioritariamente é importante criar as condições para que o povo da região possa viver, trabalhar e ter o seu sustento”.

O secretário destacou ainda a necessidade de ações, na região, de fortalecimento dos arranjos produtivos locais, a potencialização do turismo e a capacitação de jovens para atuar no segmento, além do investimento na área de cultura, a exemplo da instalação de bibliotecas.

Luis Paulo Neiva mostrou-se otimista com o posicionamento do secretário. “Acredito que esse momento foi muito produtivo e superou nossas expectativas. O secretário captou a idéia do projeto que nós já vínhamos preparando há mais de um ano. Ele percebeu que é um projeto integrado de desenvolvimento local sustentável, que não trabalha apenas a questão econômica, que é preciso associar a questão da equidade social, a questão da preservação ambiental e, principalmente, que é necessário intervir rapidamente na infraestrutura produtiva”.

Canudos

O município de Canudos, que pertence ao território do Sertão do São Francisco, situa-se, de acordo com os Índices de Desenvolvimento Econômico (IDE) e Social (IDS) fornecidos pela Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Sei), na 289º e 183º posições, respectivamente, na escala de classificação dos 417 municípios do estado.

Com uma população aproximada de 15 mil habitantes, Canudos é um dos municípios baianos mais frágeis no que tange à situação econômica e social, ocupando o 303º lugar no ranking estadual de desenvolvimento humano, com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,59.
O território do Sertão Produtivo, composto por 10 municípios, possui uma população estimada em 530 mil habitantes e apresenta os maiores e menores IDH, respectivamente, nos municípios de Sobradinho (0,68) e Pilão Arcado (0,55).