A cerimônia de posse dos membros eleitos para a o biênio 2009/2011 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) será nesta sexta-feira (10), às 10h, no auditório Paulo Jackson do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá). O Conselho, que reúne representantes dos poderes públicos estadual e municipal e da sociedade civil organizada, teve o quadro renovado para atuar como órgão deliberativo superior da Política Estadual dos Recursos Hídricos.

Entre os destaques da nova composição, o Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira aparece como a primeira comunidade de terreiro a ganhar assento no Conselho, na vaga destinada a povos e comunidades tradicionais. Da mesma forma, a Colônia de Pescadores Z-60 de Juazeiro se torna a primeira representação de uma comunidade pesqueira com assento no Conerh.

Também são novos conselheiros a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia e a Associação de Agricultares e Irrigantes da Bahia, no segmento de usuários do setor de agricultura e irrigação; a Deten Química S.A, no segmento de indústria e turismo; a Associação Comunitária Quilombola Rural de Baixo Velho, entre as vagas destinadas a povos e comunidades tradicionais; a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-BA), entre os segmentos profissionais e conselhos de classe; o Grupo Ecológico Rio das Contas (GERC) e a Organização Sócio Ambientalista Pró-Mar, nos assentos para representantes de ONGs.