O final de semana será de céu claro com poucas nuvens, sem chuvas e com temperaturas de até 34ºC nas regiões Oeste, do São Francisco, Norte e grande parte da Chapada Diamantina e Sudoeste. Essas condições, associadas aos índices de umidade relativa do ar, que podem variar entre 30 e 50%, além da presença de uma massa de ar quente e seco, podem contribuir para a ocorrência de queimadas nessas regiões.

Esse é o período de estiagem dessas regiões e o início da temporada de focos de incêndio, que vai até novembro. A previsão foi divulgada quinta-feira (30) pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

Em Salvador, região metropolitana e na faixa centro-leste das regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul, o céu deve se manter parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas, devido aos ventos que vêm do Oceano Atlântico. As temperaturas mínimas nessas regiões variam entre 17 e 21°C, e as máximas entre 26 e 29°C. Segundo a meteorologista do Ingá, Maryfrance Diniz, nas demais áreas dessas regiões o céu permanece parcialmente nublado a claro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os índices de radiação ultravioleta (IUVs) na faixa entre 6 e 8, desta sexta-feira (31) a 2 de agosto, estão classificados nas categorias Alto e Muito Alto. Esses índices mostram que a exposição ao sol requer cuidados com a pele e os olhos, como a utilização de protetor solar, boné e óculos.

E durante o final de semana, a maré alta deve variar de 1,5 a 1,9 metro de altura, atingindo seus máximos por volta de 0h e das 12h. As alturas mínimas devem ocorrer entre as 6 e as 18h, com valores variando entre 0,5 e 0,9 metro. A previsão das ondas indica que elas terão agitação fraca e com altura máxima chegando a dois metros.