LOCAL: Município de Brotas de Macaúbas, no território de identidade do Velho Chico, a 599 quilômetros de Salvador.
DATA: 31.07.09 (sexta-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: Inauguração de cinco sistemas simplificados de abastecimento de água. Na ocasião, também será anunciada a entrega de outros sistemas na zona rural.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

INAUGURAÇÃO: Com a construção dos sistemas, cerca de mil pessoas que vivem na zona rural do município, nas localidades de Papagaio, Barro Vermelho, Cristalândia, São Francisco e Vista Alegre, agora terão acesso à água potável. O investimento total foi de R$ 265 mil.

ANÚNCIO: Ainda encontram-se em andamento as obras de implantação de mais dois sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades de Buriti Cristalino e Olhos d´Água da Pedra, onde estão sendo investidos R$ 150 mil, beneficiando 175 pessoas que eram abastecidas de forma muito precária. Além disso, será iniciada a construção dos sistemas de abastecimento de água das localidades de Baraúna, Morro da Fumaça/Alagados e Novo Horizonte e a ampliação dos sistemas nos distritos de Santana do Ouro, Santo André e Tamburil, beneficiando no total de 1.810 habitantes, com investimentos da ordem de R$ 280 mil.

TECNOLOGIA ALTERNATIVA: O Governo da Bahia tem investido em estudos geológicos com o objetivo de buscar uma solução para as localidades onde tem apresentado os piores indicadores sócio-econômicos devido à falta de água, não só como elemento de subsistência, mas também como fator de desenvolvimento. Em Olhos d´Água da Pedra, após a conclusão da obra, será instalado um aparelho dessalinizador para o tratamento da água. O equipamento tem como função transformar água salobra em potável, dando as comunidades um alento de esperança e uma melhor condição de vida.

ZONA RURAL: No segmento de abastecimento de água e perfuração de 11 poços tubulares profundos no município de Brotas de Macaúbas, o Estado está investindo cerca de R$ 813 mil, beneficiando 2.780 habitantes.

ÁGUA PARA TODOS: As ações acima fazem parte do programa estadual, que reúne todas as ações de saneamento básico do Estado. O objetivo é elevar o fornecimento de água na zona rural de 30,8% para 51,8% e na zona urbana de 94,7% para 98%. A implantação, ampliação e melhoria de sistemas de esgotamento sanitário, além do tratamento de efluentes associado à preservação de mananciais utilizados para abastecimento, são outras metas. Em relação à construção de cisternas, a prioridade é promover a segurança alimentar, nutricional e melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo, construindo unidades para consumo humano e para a produção agrícola e também barragens subterrâneas. Com o programa, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade, beneficiando 3,5 milhões de baianos. O Água para Todos já atingiu 375 municípios e mais de 1,9 milhão de pessoas.

OUTRAS AÇÕES: Abaixo, algumas ações no Estado na região:

• Em breve, serão iniciadas as obras de recuperação do trecho da BA 172, de aproximadamente 167 quilômetros, que liga Santa Maria da Vitória ao entroncamento da rodovia com BR 242, localizado no distrito de Javi, pertencente ao município de Muquém do São Francisco. Os serviços permitirão a melhoria do escoamento da produção agropecuária regional, como também do tráfego dos cerca de 1.400 veículos que circulam por dia nesta estrada. Serão beneficiadas 380 mil pessoas dos municípios de Barra, Xique-Xique, Gentio do Ouro, Santa Maria da Vitória, Brejolândia, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho, Santana, Bom Jesus da Lapa, Carinhanha, Coribe e Cocos. O investimento será de aproximadamente R$ 38 milhões.

• Matina, Muquém de São Francisco, Ibotirama e Riacho de Santana estão entre os 16 municípios beneficiados com a liberação, em maio deste ano, de R$ 1 milhão do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir. Os recursos serão aplicados em projetos como sanitários residenciais, ponte de concreto, cisternas, mecanização agrícola, aquisição de batedeira de cereais e de motor para barco.

• Os municípios de Malhada, Matina, Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Sitio do Mato, Igaporã, Riacho de Santana e Carinhanha agora contam com os serviços do Samu -192, após a instalação das centrais de operações de Gaunambi e Bom Jesus da Lapa. Esses Samu’s regionais ainda receberam um reforço de duas motolâncias para dar maior agilidade ao atendimento, entregues em abril deste ano.

• Municípios do território de identidade do Velho Chico estão entre os contemplados com a segunda etapa do programa Territórios da Cidadania na Bahia, que ao todo beneficia quatro milhões de baianos, de 161 municípios, em nove territórios. O programa atua integrando órgãos públicos federais, estaduais e municipais visando à implantação de ações nas áreas de apoio a gestão territorial, direitos e desenvolvimento social, organização sustentável da produção, saúde, saneamento e acesso à água, educação, cultura e infraestrutura. Mesmo com a crise, o esforço dos governos foi de, ao invés de cortar custos, ampliar o investimento, que saltou de 12 bilhões de reais, para R$ 23,5 bilhões este ano. O governo estadual prevê para 2009 investimentos de R$ 40 milhões, para cada um dos territórios.

BROTAS DE MACAÚBAS: Com população estimada de 11.083 habitantes e extensão territorial de 2.373 km², tem como principais atividades econômicas a agricultura (cana-de-açúcar e mandioca) e a pecuária (aves e bovinos).