Com a finalidade de conhecer um pouco mais sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as práticas inovadoras adotadas para sua melhoria como a Fundação Estatal, Atenção Básica e a Estratégia de Saúde da Família, Regulação da Assistência, assistência integral aos portadores de diabetes mellitus, hipertensão arterial, entre outras, uma delegação oficial do Paquistão visita, nesta terça-feira (28), às 9h, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Os paquistaneses serão recebidos pelo superintendente de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boa Sorte, e discutirão sobre SUS enquanto política de saúde, modelo assistencial, com ênfase na Atenção Básica e a Fundação Estatal como nova modalidade de desprecarização do trabalho no SUS.

A delegação também vai conhecer de perto os serviços e ações do SUS, realizando visitas à Unidade de Saúde da Família, em Lauro de Freitas, onde observará como efetivamente se realiza o diagnóstico dos problemas de saúde da população atendida e o desenvolvimento de ações específicas para cada uma das famílias atendidas, além do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde.

Também vai conhece a Central de Regulação, onde poderá adquirir mais informações e conhecimentos a respeito do funcionamento da central, cuja finalidade é proporcionar acesso mais rápido da população aos serviços assistenciais.

No roteiro ainda o Centro de Referência Estadual de Assistência ao Diabetes e Endocrinologia (Cedeba), onde obterá informações sobre a assistência integral aos portadores de diabetes mellitus ou gestacional e hipertensão arterial.