LOCAL: Hospital Otávio Mangabeira, no Pau Miúdo, em Salvador.
DATA: 23.07.09 (quinta-feira)
HORÁRIO: 8h

O QUE É: Inauguração de reformas do Hospital Especializado Otávio Mangabeira (HEOM) com a presença do governador Jaques Wagner e o secretário de Saúde Jorge Solla.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

OBRAS: Foram criados oito leitos para pacientes com suspeita da Influenza A – gripe A (H1N1) – na Enfermaria H, no 4º andar, do HEOM. Também foi ampliada, a área de triagem/admissão e criado um miniambulatório específico para o atendimento aos pacientes de influenza, com uma recepção e três consultórios com capacidade para realização de 2,4 mil consultas por mês. Na área de triagem foram criadas três unidades de observação, além da melhoria na infraestrutura física, para tornar o ambiente mais aconchegante, com a substituição do mobiliário e a instalação de um televisor.

ESTRUTURA: Os novos leitos estão dispostos em oito quartos, cada um deles com banheiro privativo, equipados com aparelhagem semelhante à de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com ventiladores mecânicos e monitores multiparamétricos. A Enfermaria H foi toda reformada e adequada para o tratamento dos casos de influenza, com potencial para cerca de 48 internações por mês. O HEOM já dispõe de quatro leitos de isolamento completo A, B, C e D, disponibilizados desde abril, quando o Ministério da Saúde alertou sobre a nova cepa de vírus de gripe. Cada enfermaria passou a dispor de um quarto de isolamento com antecâmara e climatização especial, pressão negativa e filtro absoluto do ar, de acordo com as normas técnicas vigentes. A fachada do hospital, também foi reformada, com pintura geral e revestimento em pastilhas.

HOSPITAL: O Hospital Especializado Otávio Mangabeira é unidade de referência para quatro eixos assistenciais do âmbito ambulatorial e hospitalar integrados a programas de saúde nas esferas estadual e federal, a exemplo do tratamento da tuberculose, asma grave, fibrose cística e, mais recentemente, as pandemias e as doenças emergentes, como a influenza. São atendidos pacientes de todo o estado, com destaque para a macrorregião nordeste, onde se localiza Salvador, que representa 86% da clientela assistida. Com 225 leitos, o hospital realiza cerca de 3 mil internamentos, 800 mil atendimentos ambulatoriais e 700 mil exames laboratoriais por ano. Os serviços oferecidos incluem consultas com equipe multiprofissional, pequenos procedimentos cirúrgicos, exames de ultrassom, broncoscopia, espirometria, entre outros. O HEOM contribui com cerca de 50% das notificações de tuberculose realizadas em Salvador e 23% na Bahia.

OUTRAS AÇÕES:

• Balanço da Saúde: A implantação de 45 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em várias regiões da Bahia até o final de 2010; a interiorização das redes de Alta Complexidade (Oncologia, Neurocirurgia, Cardiologia), a entrega de 400 postos de saúde da família (PSF), em todo o estado até 2010; a abertura de mais de 1.100 novos leitos hospitalares; as reformas em todos os hospitais estaduais; a contratação de mais de 10.000 postos de trabalhos; a inauguração do Hospital Regional de Juazeiro este mês; a entrega, ainda em 2009, do Hospital do Recôncavo (Santo Antônio de Jesus) e, em 2010, do Hospital do Subúrbio, em Salvador, e do Hospital da Criança, em Feira de Santana, além de significarem o maior investimento em saúde já realizado na Bahia, em tão curto espaço de tempo, demonstram, na prática, a efetivação da prioridade para a saúde feita pelo atual governo e expressam, também, um novo paradigma para a saúde de todos os baianos: mais humano, mais eficiente, eficaz e democrático.

• Saúde da Família: O programa federal, executado em parceria com os estados e municípios, é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Em maio do ano passado, o Governo do Estado e 93 prefeituras municipais assinaram convênios visando a construção de 94 novas unidades do Programa Saúde da Família e a reforma de mais 59 unidades. Os recursos a serem investidos são do tesouro estadual e somam R$ 16 milhões, sendo a contrapartida dos municípios equivalente a 10% do valor da obra e na compra dos materiais e equipamentos para o adequado funcionamento de cada unidade. Com essas edificações, mais aquelas concluídas nos últimos dois anos e outras com obras já em curso e a serem iniciadas, a Bahia contará com mais de 400 unidades de Saúde da Família até o ano de 2010, beneficiando mais de 1,4 milhão de baianos.

• Ambulâncias: Foram entregues 60 ambulâncias, no começo deste mês, beneficiando 59 municípios de quase todas as regiões da Bahia. Esta foi mais uma iniciativa do Governo do Estado que tem por finalidade reforçar as ações da assistência básica e renovação da frota. Todas as ambulâncias são da marca Ford Courier, equipadas com os materiais necessários para dar suporte básico ao deslocamento dos pacientes. Esta foi a segunda entrega de veículos, para a área da saúde, feita pelo governo em menos de seis meses. Em março, foram entregues outros 162 veículos novos.