LOCAL: Auditório Luigi Faroldi, Hospital São Rafael, em Salvador.
DATA: 17.07.09 (sexta-feira)
HORÁRIO: 10h

O QUE É: Inauguração do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular (CBTC) do Hospital São Rafael. Na ocasião, serão apresentadas as novas instalações do ambulatório médico do hospital.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

SOLENIDADE: Participam o governador da Bahia, Jaques Wagner, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, a vice-presidente do Grupo Tabor (Hospital São Rafael), Lauro Ziller e demais autoridades.

CENTRO BIOTECNOLÓGICO: É uma iniciativa pioneira do Governo da Bahia em parceria com o Hospital São Rafael, que firmou convênio entre a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), os Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Construído numa área de aproximadamente 700 m2, realizará pesquisas básicas e aplicadas na área biomédica. A meta é desenvolver novos protocolos terapêuticos voltados para a utilização de terapia celular para o tratamento de doenças degenerativas e traumáticas, como lesões crônicas do fígado, trauma raquimedular e cardiopatias. Serão investigadas, também, doenças neurológicas, doenças renais, diabetes e o envelhecimento. O centro deverá ainda, realizar o treinamento de Recursos Humanos na área de terapia celular, por ser credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização de cultura celular para uso terapêutico.

ESTRUTURA: O CBTC será dividido em três áreas. A primeira refere-se à Unidade de Cultura de Células Humanas e tem o objetivo de preparar células-tronco humanas, que por sua vez, serão submetidas a processos de isolamento e purificação, além de congelamento e obtenção de linhagens e cultivo de média e longa duração. A unidade também realizará estudos em terapia celular e prestação de serviços para outros centros médicos. A segunda área é o Laboratório de Pesquisa com aplicação de tecnologias modernas para o desenvolvimento de novas terapias e ferramentas biotecnológicas. A finalidade é verificar, por meio de estudo pré-clínico, o tratamento com células-tronco e realizar metodologias, como a biologia celular e molecular, a microscopia, a citogenética e ensaios imunológicos. O terceiro e último setor é o de Biotério, uma área de experimentação com animais roedores, que tem por objetivo principal, a avaliação por meio de imagens e testes funcionais, da segurança e eficácia da terapia com células-tronco.

HOSPITAL: Serão apresentadas as novas instalações do ambulatório médico, após passar por uma modernização completa, tanto em infraestrutura, quanto em tecnologia. Com isso, haverá uma melhora na qualidade da assistência prestada aos pacientes, oferecendo mais conforto e segurança, além de ampliar a oferta de serviços em diversas especialidades. Entre as melhorias, destacam-se os exames de Ecocardiografia e de Doppler vascular, agora realizados no leito. Outra novidade é o atendimento aos sábados, que amplia os horários dos procedimentos ambulatoriais. Oito áreas já se adequaram a esta nova realidade: oftalmologia, ginecologia, medicina nuclear, urologia, bioimagem, cardiologia, neurofisiologia e gastro-hepatologia.