Nesta segunda-feira (20), a partir das 14h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), acontece o lançamento da linha guia e o curso de atualização “Combatendo a Dengue na Atenção Básica”, com a distribuição de kits de combate à dengue para a população carente. O Estado da Bahia tem registrado uma redução significativa no número de casos de dengue. Contudo, a Mobilização Social dos Servidores Públicos no Combate à Dengue alerta a população para que não deixe de combater o mosquito. Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), após esse período de decréscimo o aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, se reproduz e o índice de infestações aumenta.

Durante a última reunião da Mobilização para avaliação das ações do primeiro semestre do ano, o técnico João Emanoel Araújo, da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), destacou o papel da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) na Mobilização: “somente através da participação da Flem na coordenação da Mobilização Social do Servidor no combate ao mosquito é que tivemos uma ampla articulação com os servidores e a sociedade. Podemos constatar, inclusive, que as ações desenvolvidas por essa mobilização estão impactando no coeficiente de incidência de casos”.

"Parabenizamos os articuladores e solicitamos a continuidade dos trabalhos. O risco é que em 2009 os casos de dengue grave superem os até então notificados", completou a médica Jesuína Castro, coordenadora do Comitê Estadual de Combate à Dengue, também presente na reunião.

No mês de junho a campanha “São João sem Dengue”, deflagrada pela Mobilização, que difundiu ações educativas de prevenção, controle e combate à doença durante os festejos juninos, obteve resultados significativos, com o aumento de 50% das ações até então computadas no hotsite da mobilização. A Mobilização é coordenada pela FLEM, Sesab e Voluntárias Sociais (VSBA).