A Secretária da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde, realiza até esta quinta-feira (30), a 1ª oficina de formação de facilitadores das Microrregiões de Santo Antônio e Itapetinga.

O objetivo é formar aproximadamente 300 pessoas (representantes da gestão, movimentos sociais, conselheiros, professores da educação básica e trabalhadores da saúde), para atuar como facilitadores municipais voltados à construção de uma rede de Educação Permanente para o Fortalecimento do Controle Social e da Gestão Democrática e Participativa do Sistema Único de Saúde – Bahia.

A oficina, que será conduzida por intermédio dos Articuladores do MobilizaSUS das 4ª, 14ª e 29ª Diretorias Regionais de Saúde (Dires), será realizada de forma presencial e abordará as temáticas das Políticas de Saúde no Brasil, Princípios e Diretrizes do SUS, Controle Social, Orçamento Público e Financiamento, Protagonismo Juvenil e Educação Popular.

A rede formada pelos facilitadores terá como principais linhas de ação, a realização de processos educativos nos conselhos municipais de saúde e a promoção do protagonismo juvenil nas escolas em defesa do SUS, para serem implementadas nos 35 municípios das microrregionais de saúde.