Segundo no país em número de notificações de acidentes por escorpiões, a Bahia foi um dos cinco estados selecionados pelo Ministério da Saúde para sediar curso de capacitação para profissionais da saúde destinados a fazer o controle e manejo desses animais peçonhentos.

A capacitação, que acontecerá entre os próximos dias 10 e 14 de agosto, no Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/Bahia), é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Lacen e Centro de Informações Antiveneno (Ciave).

Técnicos do Lacen, Ciave, Vigilância Epidemiológica (Divep), Centros de Controle de Zoonoses de Salvador, Feira de Santana e Barreiras, e de oito Diretorias Regionais de Saúde (Dires), que concentram maior incidência de casos de escorpionismo, serão contemplados com a capacitação e, posteriormente, atuarão como multiplicadores de informações para técnicos das demais regionais.

O curso terá entre os instrutores o coordenador da área técnica de animais peçonhentos do MS, Daniel Sifuentes. O treinamento tem como objetivo capacitar profissionais de saúde para a execução de ações de captura e manejo de escorpiões em diferentes ambientes, com especial atenção à zona urbana, visando a estruturação do Programa para Controle e Manejo de Escorpiões. A partir dessa capacitação, o Laboratório de Entomologia do Lacen atuará na identificação de escorpiões.

Situação no estado

Em 2007, o Ministério da Saúde deu início à elaboração de um manual para controle de escorpiões, com base em iniciativas adotadas em alguns estados. O manual está sendo distribuído em todo o país, como uma das estratégias de impedir o aumento na proliferação de escorpiões em diversas regiões, com crescente incidência de acidentes e óbitos. No ano passado, no estado, foram contabilizados 6.928 acidentes por escorpião, com 11 óbitos.

As regionais de Caetité, Vitória da Conquista, Jequié, Itaberaba, Feira de Santana, Barreiras, Santa Maria da Vitória e Amargosa são as mais atingidas pelo escorpionismo, respondendo por 69% dos casos notificados no ano passado.

Segundo profissionais do Ciave, as mãos concentram a maioria das picadas de escorpiões, que tem como principal sintoma uma dor forte no local da agressão, com sensação de formigamento. Os acidentes por escorpiões representam risco maior para crianças menores de sete anos e idosos, mas todas as pessoas agredidas devem ser encaminhadas a uma unidade de saúde, se possível, levando o escorpião para identificação.

Os escorpiões são animais peçonhentos – que produzem veneno e possuem estruturas ou órgãos especializados para injetar o veneno em suas vítimas -, que, em geral, habitam a zona rural, embora alguns possam ser facilmente encontrados nas cidades, em locais sem saneamento, e onde existe lixo, entulho, restos de materiais de construção. Os acidentes por animais peçonhentos mais graves são causados por serpentes, escorpiões, algumas aranhas e abelhas.

Como prevenir acidentes

·Limpar periodicamente terrenos baldios próximos às residências;
·Evitar acúmulo de entulho;
·Não deixar lixo descoberto;
·Evitar folhagens muito densas junto às casas;
·Vedar as soleiras das portas e fechar as janelas antes do anoitecer;
·Limpar a casa periodicamente, inclusive atrás de móveis e quadros;
·Em zonas rurais, sacudir roupas e calçados antes de usá-los;
·Não virar pedaços de pau e pedras com as mãos desprotegidas;
·Andar calçado e usar luvas para trabalhar na zona rural.