A Unidade de Coleta e Transfusão da Rede Hemoba – Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia, anexa ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, já está produzindo plaquetas. De acordo com os Bioquímicos Paula Amaral e César Argolo, a quantidade de bolsas de plaquetas a serem produzidas depende principalmente da demanda e também da quantidade de doadores.

O envio das amostras para Salvador ocorre todos os dias, através dos Correios, e, geralmente, as bolsas são liberadas no dia seguinte. O tempo para utilização das bolsas de plaquetas é de cinco dias. Atualmente, são produzidas 20 bolsas de plaquetas por semana, mas este quantitativo poderá aumentar a depender da necessidade, informa o Diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos.

Anteriormente, as plaquetas eram trazidas da Hemoba/Salvador por motivo de manutenção na Centrífuga Refrigerada.

Plaquetas

Plaquetas são componentes adquiridos a partir da centrifugação do sangue. As plaquetas são células do sangue que exercem funções importantes na coagulação do sangue. Quando há um déficit acentuado de plaquetas, ou quando as plaquetas são disfuncionais, o risco de hemorragias aumenta bastante e as transfusões de plaquetas são parte importante do tratamento.

Indicações

As transfusões de plaquetas estão indicadas nas seguintes situações: Controle de hemorragias secundárias a uma baixa de plaquetas (trombocitopenia) com uma contagem inferior a 50.000. Hemorragias secundárias a plaquetas normais em número mas qualitativamente anormais e disfuncionais. Transfusão profilática de doentes sem hemorragias ativas, mas com contagem de plaquetas inferiores a 15.000 – 20.000, associadas a hipoplasia da medula óssea secundária a quimioterapia, invasão por tumores malignos ou aplasia medular primária (por exemplo, anemia aplástica). Em certos casos, pacientes com contagens entre 5.000 – 15.000 as plaquetas podem não necessitar de transfusões, desde que não haja evidência de hemorragias (dengue por exemplo). A transfusão profiláctica de plaquetas não é benéfica nas transfusões maciças de glóbulos vermelhos (RBCs) ou durante cirurgias cardíacas.