Todas as crianças menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas contra a poliomielite devem ser levadas a uma unidade de saúde até sexta-feira (17) para receber sua dose de proteção. O alerta é da coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra.

Segundo a coordenadora, dados parciais, contabilizados até a tarde de quinta-feira (9), indicam que 1.143.292 crianças menores de cinco anos foram imunizadas desde o início da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, representando 89,69% da população-alvo, estimada em 1.274.780 crianças.

Em Salvador, 158.643 crianças já foram imunizadas, representando um índice de 74,94% de cobertura vacinal. A população-alvo em Salvador é de 211.682 crianças, dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

Fátima Guirra alerta aos pais e responsáveis para que não deixem de levar as crianças, “porque no dia 22 de agosto já começa a vacinação da segunda etapa da campanha”.

A coordenadora explicou que todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas contra a poliomielite, independente de já terem sido imunizadas em campanhas anteriores. “A manutenção de áreas geográficas com baixas coberturas vacinais possibilita o estabelecimento de áreas vulneráveis à reintrodução do poliovírus selvagem proveniente de regiões ainda endêmicas”, disse.