LOCAL: Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador.
DATA: 20.07.09 (segunda-feira)
HORÁRIO: 14h

O QUE É: Videoconferência Saúde de Todos Nós – Combatendo a Dengue e Diminuindo a Mortalidade Materno-Infantil no Estado da Bahia. Na oportunidade serão entregues 40 geladeiras para serem utilizadas nas Salas de Imunização dos municípios com o menor Índice de Desenvolvimento Humano.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

VIDEOCONFERÊNCIA: A abertura fica por conta do governador da Bahia Jaques Wagner e do secretário da Saúde Jorge Solla. O evento é direcionado aos concluintes do curso de especialização em Saúde da Família, secretários municipais de saúde e técnicos das Diretorias Regionais de Saúde. Promovida pela Secretária da Saúde do Estado (Sesab), a videoconferência objetiva lançar o curso de extensão “Combatendo a Dengue na Atenção Básica”, a “Linha Guia” e também o módulo “Mamãe-bebê”, do curso de especialização em Saúde da Família com ênfase na implantação das linhas de cuidado. Na ocasião, serão entregues simbolicamente, 1.146 kits para agentes de combate a dengue de 239 municípios, 250 mil capas para reservatórios de água e as 40 geladeiras para Unidades Saúde da Família.

Combatendo a Dengue na Atenção Básica: É um curso de atualização de modalidade à distância, direcionado a todos os profissionais de saúde da atenção básica do estado, sendo disponibilizado certificado digital de realização do curso. O objetivo é ampliar a capacidade dos profissionais de saúde da Atenção Básica para as ações de combate à dengue, que vão desde a prevenção até o cuidado ao usuário com suspeita e confirmação de dengue.

Linha Guia Combatendo a Dengue na Atenção Básica: Objetiva fortalecer a Atenção Básica no combate à dengue. Para isso, a Sesab está disponibilizando a Linha Guia (semelhante a protocolo clínico), em formato digital, para aumentar o acesso deste documento a todos os profissionais de saúde da Atenção Básica da Bahia. Esta Linha Guia traz uma produção para além dos chamados protocolos assistenciais. Além de tratar da atualização clínica, contempla noções gerais sobre as medidas de prevenção e controle vigentes como elementos estratégicos para organização do modelo de atenção à saúde e na construção do trabalho integrado dentro da equipe de saúde.

Módulo Mamãe-Bebê: Com duração de dois meses, com atividades presenciais e à distância (via internet), visa contribuir para redução da mortalidade materno-infantil na Bahia. A previsão é que em 2010 este mesmo curso seja reproduzido para 3 mil profissionais, sendo que os 300 especializandos que estarão presentes nesta videoconferência sejão os tutores dos 3 mil.

PROGRAMAÇÃO: Para às 14h está previsto uma mesa redonda com o governador Jaques Wagner, o secretário de Saúde Jorge Solla, os representantes dos prefeitos e os representantes do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS). Em seguida, haverá a entrega simbólica, dos kits, as capas para reservatórios de água e as geladeiras. Por volta das 15h terá as exposições: Situação da Dengue no Estado da Bahia – Alcina Andrade (DIVEP/SUVISA), Ações para Redução da Mortalidade Infantil na Bahia – Alfredo Boasorte (SAIS), Ações de Educação Permanente para Implantação das Linhas de Cuidado na Atenção Básica – Telma Dantas (SUPERH), Lançamento do Curso EAD: Linha Guia Combatendo a Dengue na Atenção – Heider Pinto (DAB/SAIS), às 16h tem os debates e às 17h o encerramento. A videoconferência poderá ser acompanhada, das 14h às 18h, pelo site www.saude.ba.gov.br/videoconferencialg.asp ou pelo endereço eletrônico http://ead.sec.ba.gov.br/media.