O Núcleo de Estudos e Atenção ao Uso de Drogas (Nead), unidade vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP), promove a segunda edição do Programa Anual de Debates. O eixo temático deste ano aborda temas ligados à sociedade, saúde e trabalho, por meio de palestras gratuitas. Aberto ao público em geral, o projeto acontece uma vez ao mês, na Biblioteca Pública dos Barris, sala Luiz Orlando, das 9 às 11h.

Um dos coordenadores do Programa, Samuel Maciel, explica que a iniciativa visa possibilitar o aprimoramento das ações do Nead voltadas à prevenção e ao tratamento do abuso e dependência de substâncias psicoativas. “Os assuntos tratados estão diretamente envolvidos com o uso de drogas e violência social. Os debates, de caráter informativo, possibilitam aos participantes tirarem dúvidas com especialistas”.

A próxima palestra ocontecerá no dia 11 de agosto para discutir o tema "Por que usamos drogas? Uma leitura psicanalista", com o psicólogo e doutor em Ciências Sociais da Ufba, Gesse Silva, atual diretor do Nead. Mais informações pelo telefone (71) 3116-6759.

Nead

Instalado na Rua Padre Vieira, nº 39, no Centro Histórico, o Núcleo de Estudos e Atenção ao Uso de Drogas conta com uma equipe multidisciplinar para dar assistência a dependentes químicos e seus familiares. Funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras prestam atendimento ambulatorial aos dependentes e, quando necessário, encaminham-nos para complementação do tratamento em instituições especializadas. Também são desenvolvidas ações preventivas por meio de palestras e reflexões sobre as drogas, a exemplo do Programa Anual de Debates.