Os índices de violência nos primeiros seis meses de 2009 em Salvador e Região Metropolitana confirmam uma tendência de queda, com significativa redução dos números em comparação ao mesmo período do ano passado, ratificando o novo modelo de segurança pública adotado pela SSP, que prevê a integração das Polícias Civil, Militar e Técnica. Os homicídios dolosos caíram 11% na capital e 17,5% na RMS, enquanto o número de roubo a ônibus diminuiu em 13,4 % em Salvador.

Seguindo a curva decrescente, de acordo com o Centro de Documentação e Estatísticas Policial (Cedep) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram reduzidos também os casos de tentativa de homicídio (12,7% em SSA e 26,9% RMS) e furto de veículo (14,6% e 6,7%).

Na capital, as estatísticas revelam ainda a queda dos números de roubo de veículos (6,4%) e roubo a transeuntes (16,5%). Já o número de prisões de traficantes de drogas no seis primeiros meses do ano em Salvador, numa comparação com 2008, aumentou em 24%, resultado da intensificação do combate ao tráfico de drogas.

“Estabelecemos metas e trabalhamos incessantemente com o propósito de reduzir todos os índices de violência, oferecendo ao cidadão uma segurança pública de qualidade”, declarou o secretário da Segurança Pública, César Nunes, que ressaltou o trabalho da Superintendência de Inteligência da SSP e a integração entre as Polícias Civil, Militar e Técnica no combate ao crime organizado.

Bairros com redução da violência

Os bairros do Nordeste de Amaralina, Boca do Rio, Brotas, Pau da Lima e Rio Vermelho foram os que tiveram as maiores reduções nos números de homicídios dolosos. Já em Cajazeiras, Barra, Itapuã e no Centro Industrial de Aratu (CIA), caíram as ocorrências de roubos a ônibus.

O número de traficantes presos foi maior nos bairros do Nordeste de Amaralina, Lapinha, Pau da Lima, São Caetano e Cajazeiras. “Sabemos da importância desse trabalho, porém temos consciência de que ainda precisamos melhorar muito o serviço prestado à população”, finalizou Nunes.