Publicada às 12h40
Atualizada às 16h25

O ministro da Justiça, Tarso Genro, e o governador Jaques Wagner, lançam nesta quarta-feira (29), às 9h, em Tancredo Neves, um dos bairros com maior índice de criminalidade, o Território de Paz. Salvador é a oitava capital do país a receber o projeto, uma iniciativa que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Serão implantadas 30 ações preventivas para combater a violência, que envolvem a comunidade e as forças de segurança. Entre os projetos está a polícia comunitária. A finalidade é que os policiais façam ronda caminhando sempre na mesma região, andando de bicicleta e conversando com os moradores.

O Território de Paz também trabalha com os jovens, por intermédio do “Protejo” (Proteção de Jovens em Território Vulnerável), que mobiliza 277 jovens soteropolitanos das comunidades para participar de atividades de educação, formação profissional, esporte e lazer. O jovem beneficiado recebe uma bolsa auxílio de R$ 100.

Outro projeto que promete contribuir para a redução da criminalidade no bairro de Tancredo Neves é o ‘Mulheres da Paz’. O projeto vai selecionar e capacitar 700 lideranças comunitárias, sendo 400 em Salvador, para atuar na prevenção de conflitos locais e estimular a participação de jovens, entre 15 e 24 anos, em projetos sociais.

Durante coletiva, realizada nesta terça-feira (28), na Superintendência Regional da Caixa Econômica, na Avenida Magalhães Neto, o secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, explicou que mais de 18 mil policiais e 1.242 guardas municipais participam da bolsa formação, que oferece cursos de capacitação e uma bolsa de R$ 400.

Estes policiais estarão atuando no Território de Paz. Teixeira afirmou que o Ministério da Justiça dará reforço importante para o combate à violência como a instalação de 25 câmeras de vigilância para o monitoramento dos pontos mais violentos da cidade.

Redução da violência

Segundo o secretário de Segurança Pública, César Nunes, o Ronda nos Bairros, uma das ações do Pronasci, instalada em setembro do ano passado, em Tancredo Neves, já está dando resultado.

De acordo com os dados, com oito meses de funcionamento, comparado ao mesmo período de 2007, os índices apresentaram redução, tendo os homicídios dolosos (com intenção de matar) diminuído 24,7%, roubo a ônibus 73,7% e roubo a transeuntes 29,3%.Também caíram os números de casos de estupro (50%), furto de veículo (15,8%) e roubo em residência (57,1%).

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nelson Pelegrino, afirmou que o território tem como objetivo também oferecer diversos serviços ao cidadão, a fim de conscientizá-los sobre seus direitos.

No bairro também serão implantados Núcleo de Justiça Comunitária, que oferecerá orientação psicológica, assistência social e advogado, Núcleo de Assistência Jurídica ao Preso e seus Familiares, com equipe multidisciplinar, Juizado de Violência Doméstica, a fim de dar apoio às mulheres vítimas de violência, Núcleo da Defensoria Pública e Núcleo de Defesa do consumidor.

O programa do Ministério da Justiça vai contemplar ainda, os municípios de Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filhos. Outros bairros da capital baiana a exemplo de Pirajá, Paripe, São Cristovão e Pelourinho também serão beneficiados.