Durante o projeto Ouvidoria Itinerante, realizado nesta quinta-feira (30), na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim, a população do Território Piemonte Norte do Itapicuru teve uma oportunidade inédita para dialogar com a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE) sobre a prestação dos serviços públicos estaduais e o funcionamento de órgãos públicos na região.

Cem representantes e autoridades dos municípios de Campo Formoso, Jaguarari, Andorinha, Ponto Novo, Caldeirão Grande, Pindobaçu, Filadélfia, Antônio Gonçalves e Senhor do Bonfim participaram do evento, classificado pelos presentes como uma “aula de cidadania e participação popular”. As reclamações, denúncias, sugestões e elogios serão convertidas em relatórios gerenciais para subsidiar o planejamento de políticas públicas na Bahia e/ou adotar ações corretivas para a melhoria da administração pública.

Maria Nilda, presidente da Associação de Moradores de Cariacá, disse que a audiência foi uma grande oportunidade para apresentar as necessidades da comunidade ao Governo do Estado. Para o prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Batista Machado, um boa administração se faz com a escuta dos cidadãos e o serviço de ouvidoria cumpre este papel.

“O primeiro passo para resolvermos um problema é identificá-lo, por isso decidimos ir as cidades para ouvir da sociedade as suas demandas, ampliando o diálogo com os cidadãos e interiozando o serviço de ouvidoria”, disse o ouvidor Geral do Estado, Jones Carvalho.

O projeto Ouvidoria Itinerante, organizado pela Ouvidoria Geral, integram ações do Governo do Estado de consultas populares junto aos cidadãos em relação à atuação da gestão pública estadual. A meta da OGE é visitar os 26 Territórios de Identidade até junho de 2010. O projeto já foi realizado nos Territórios do Baixo Sul (17 de junho) e nesta terça-feira (28) no Sertão do São Francisco.

Mais notícias sobre a Ouvidoria Itinerante no blog audienciasoge.wordpress.com .