A equipe Bahia Robotics Team (BRT), do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (Acso) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), retorna a Salvador trazendo para o Brasil o primeiro troféu da RoboCup – a mais prestigiada competição mundial de robôs e inteligência artificial.

A Bahia MR, time da BRT, garantiu o terceiro lugar na classificação geral da liga de Futebol em Realidade Mista, da RoboCup 2009, que se realizou entre os dias 29 de junho e 5 de julho, na Áustria. O evento contou com a participação de 4 mil pessoas de 44 países.

Além da Bahia MR, os times Bahia 2D e Bahia 3D da BRT competiram em três modalidades: Futebol de Robôs em Realidade Mista, Futebol de Robôs Simulados em 2D e Futebol de Robôs Simulados em 3D. Nessa última, a equipe Bahia 3D conseguiu superar oito times e garantiu a décima segunda colocação, utilizando o modelo mais complexo de robô: o humanóide.

A infraestrutura necessária para o funcionamento dos robôs, chamada de SoccerServer, foi toda desenvolvida pelos estudantes da universidade. Além da vitória alcançada na competição, a equipe foi surpreendida outro reconhecimento ao talento de seus componentes: José Grimaldo, estudante da Uneb, e o professor Marco Simões, líder do grupo, foram os únicos brasileiros convidados a integrar o comitê técnico e organizador da liga de demonstração Realidade Mista, na Robocup 2010.

Mais informações no site www.uneb.br.