A importância do Parque Tecnológico de Salvador (TecnoBahia) para o desenvolvimento científico e sustentável do estado será tema de sessão especial na próxima sexta-feira (9), às 10h, no plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador. O TecnoBahia está sendo implantado na Avenida Paralela, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

A sessão especial foi solicitada pela Vereadora Marta Rodrigues e contará com a presença de secretários estaduais, autoridades municipais, pesquisadores, cientistas, professores, estudantes e todos os interessados no desenvolvimento científico e tecnológico da Bahia.

O TecnoBahia será um ambiente de articulação entre a academia e as empresas, além de disponibilizar uma série de serviços para as empresas que estarão instaladas no Parque. Para isso, contará com um escritório de projetos, observatórios voltados para as áreas prioritárias, Núcleos de Inovação Tecnológica (Nits), incubadoras, auditórios, salas de videoconferência e salas de projeções 3D.

O TecnoBahia está sendo concebido em três eixos centrais: o da inovação (como instrumento de atração de empresas), a da tecnologia (esfera institucional de suporte à interação entre universidades e empresas) e a da ciência (estratégia de fortalecimento da produção científica). As áreas prioritárias serão Biotecnologia e Saúde, Energia e Ambiente, Tecnologia da Informação e da Comunicação, além de Cultura e Turismo.

Com o empreendimento, a Bahia ingressa no rol dos estados brasileiros que possuem Parques tecnológicos. O TecnoBahia abrirá uma nova fronteira de desenvolvimento ecossustentável, já que toda a construção do parque demonstra também a preocupação com a preservação do meio ambiente e da Mata Atlântica em seu entorno.
A implantação do TecnoBahia é fruto de uma parceria entre o Governo da Bahia, a Prefeitura Municipal de Salvador e o governo federal, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia. Conta ainda com forte parceria com as universidades, centros de pesquisa, Fieb e o Sebrae.