Estudantes e professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) lotaram o auditório onde aconteceu, nesta quarta-feira (29), o lançamento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O maior evento de popularização das ciências do país acontece em outubro e vai mobilizar pesquisadores de diversas áreas do conhecimento.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, fez um balanço dos principais avanços do setor e falou da importância de aproximar as pessoas dos temas científicos.

Ele destacou ainda o Museu Antares, que será inaugurado em 11 de agosto. “A estrutura que vamos oferecer à população de Feira de Santana vai permitir que as pessoas saibam como é o solo lunar e como se faz uma viagem para fora da Terra. É uma vivência na Astronomia. Nossos investimentos em pesquisa e desenvolvimento estão atrelados a esta formação de base e também às tecnologias sociais, que trazem impactos diretos sobre a vida das pessoas”, disse o secretário.

As novidades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foram apresentadas pelo professor Ildeu de Castro Moreira, diretor do Departamento de Difusão Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia. “A interiorização destas nossas ações é uma meta importante a ser perseguida, inclusive queremos que os estudantes sejam mais participativos em olimpíadas científicas, como a de astronomia”, enfatizou.

O reitor da Uefs, José Carlos Barreto, comemorou a lançamento da Semana em Feira de Santana e espera que a palestra tenha estimulado a participação de pesquisadores e estudantes. Segundo ele, o museu científico será um dos mais modernos do país, com planetário e muitos outros equipamentos fascinantes. “É um ganho para nossa universidade e para o nosso território”.

O deputado federal Colbert Martins também participou do encontro e destacou a importância de Feira. “Somos a segunda maior cidade da Bahia e temos que fortalecer, cada vez mais, nossos pesquisadores e estudantes. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o novo Museu Antares são ferramentas para despertar nos jovens o interesse pelas carreiras científicas”.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece de 19 a 25 de outubro, em todo o Brasil, inclusive na Bahia, sob a coordenação da Secti. Se em 2008 a SNCT coincidiu com os 200 anos do nascimento do naturalista inglês Charles Darwin, o grande homenageado do evento, em 2009, coincidirá com os 100 anos da descoberta pelo brasileiro Carlos Chagas da doença de Chagas, transmitida pelo barbeiro, o hospedeiro do trypanosoma cruzi.

A SNCT foi criada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em 2004, para mobilizar a população, em especial os jovens, em torno de temas e atividades em ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Este ano, o tema será Ciência no Brasil.